Projetos de Pesquisa

Pedagogia

Página do Curso

Projetos de Pesquisa | URI Câmpus de Erechim

Projetos de Pesquisa

A Competência Comunicativa na Ação Pedagógica

A concepção de avaliação dos docentes do ensino superior que atuam nos cursos de bacharelado e seu i

A concepção de avaliação dos docentes do ensino superior que atuam nos cursos de Licenciatura e seu

A construção de práticas didático-pedagógicas diferenciadas em educação infantil

Competência Comunicativa do Acadêmico de Pedagogia em Circunstâncias de Prática de Ensino

Fatores Ambientais e sua inflûência na educação infantil

Imagens e Auto-Imagens: uma análise das representações da profissão docente a partir das escolas de

O Futuro da Escola: o que pensam os representantes de diferentes segmentos sociais

RESUMO O projeto de pesquisa “O Futuro da Escola: o que pensam os representantes de diferentes segmentos sociais”, tem por objetivo geral investigar, junto a diferentes segmentos e lideranças educacionais, sociais e institucionais, como estes vêem a escola e qual a contribuição que acreditam que ela pode dar na formação dos sujeitos. A preocupação com este tema de pesquisa nasce de um cenário global que aponta para grandes e profundas transformações nas formas de geração e transmissão de informações e do conhecimento. Acompanham esse processo uma série de questionamentos a respeito da escola, de sua função social e de formadora de sujeitos. Para o desenvolvimento da pesquisa vamos selecionar entidades, instituições e dentro delas sujeitos que possam nos fornecer as informações desejadas. Para a coleta dos dados vamos nos utilizar de entrevista semi-estruturada, pois esta permite uma abertura maior e também deixa os respondentes mais livres para expor suas respostas. Após a realização das entrevistas faremos a transcrição, construiremos categorias e organizaremos os dados para análise e reflexão sobre os mesmos. Desta pretendemos elaborar uma produção teórica para socialização e divulgação da mesma. Palavras-chave: Escola. Aprendizagem. Formação.

Um Estudo de Caso sobre as Causas e Implicações da Reprovação dos Alunos na 5ª Série do Ensino Fund