Médico J.J. Camargo ministra Aula Inaugural da Medicina

Medicina

Página do Curso

Médico J.J. Camargo ministra Aula Inaugural da Medicina | | URI Câmpus de Erechim

Médico J.J. Camargo ministra Aula Inaugural da Medicina

17/05/2022 - 505 exibições

   


A essência humana: o amor, a vida, a arte e a medicina. Essa foi a temática da Aula Inaugural do Curso de Medicina da URI, que teve como convidado o médico José de Jesus Peixoto Camargo, de Porto Alegre. O evento, que foi prestigiado por alunos, professores e convidados da área da saúde, aconteceu na sexta-feira, 13, às 20h30min, no Salão de Atos.



A aula inaugural, na verdade, foi muito mais do que isso. J.J. Camargo, pneumologista que realizou mais de 300 transplantes de pulmão, deixou claro que, principalmente na medicina, um profissional precisa gostar de tratar com gente. "O comportamento único e peculiar dos enfermos é que faz da medicina a mais fascinante das profissões, desde que o médico se disponha a mergulhar na intimidade do drama emocional de quem lhe bate à porta pedindo socorro", afirmou.



O encontro foi construído com muitas mãos. Tudo para proporcionar um ambiente com pinceladas de cultura e arte, como já é costume e tradição do curso. Os acadêmicos Tainá da Rosa Burkhart, Larissa Bampi e Rafael Marsarotto, mostraram seu talento através de desenhos e telas, enquanto o professor Oséias Esmelindro, no saxofone, e Ezequiel Nascimento, no teclado, recepcionaram os convidados.



Outra atração foi o Barco Athena, produzido ao longo de 25 anos, com mais de 10 mil palitos de fósforo, pelo italiano, radicado em Erechim, Alberto Tamburrino, sem contar o violino centenário, de origem alemã, herdado por Juliano Ântoni, de seu bisavô Rainoldo Ântoni, que veio da Alemanha para o Brasil no final do século 18. A beleza do evento também estava presente com a coleção de orquídeas do professor Claodomir Martinazzo.



A Aula Inaugural teve como apoiadores a UNIMED, Loja Bem-Estar, Lumax - Casa das Molduras e Academia Erechinense de Letras.



No final da palestra, JJ Camargo participou de uma sessão de autógrafos de suas obras.