Medicina desenvolve projeto sobre cuidados em saúde no CAOL

Medicina

Página do Curso

Medicina desenvolve projeto sobre cuidados em saúde no CAOL | | URI Câmpus de Erechim

Medicina desenvolve projeto sobre cuidados em saúde no CAOL

08/06/2022 - 427 exibições

   


A Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos, do Curso de Medicina da URI, deu início ao projeto de extensão “Oficinas Multidisciplinares de Cuidados e Acolhimento em Saúde”. A iniciativa está sendo desenvolvida no CAOL (Centro de Apoio Oncológico Luciano), com a coordenação das Professoras Mariana Alievi Mari e Adriana Elisa Wilk.



A Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos tem como objetivo integrar e difundir o conhecimento nesta área oferecendo aos acadêmicos de diferentes cursos da Universidade a oportunidade de estudar e desenvolver ações sobre Cuidados Paliativos. Neste sentido, surge a ideia de desenvolver um projeto que possa aproximar os acadêmicos, pacientes e familiares em um espaço de acolhimento e desenvolvimento pessoal.



O Projeto tem como objetivos oferecer um espaço de escuta, acolhimento e educação em saúde aos pacientes e familiares que estão sendo atendidos no CAOL, por meio de oficinas com temas multidisciplinares que envolvem as áreas da psicologia, medicina, enfermagem, fisioterapia, educação física, farmácia, odontologia, entre outras, a fim de oportunizar um espaço de aprendizado para todos os envolvidos.



A vivência do câncer é cercada de fantasias, sofrimento e superação, sendo assim, oportunizar um espaço onde os pacientes e seus familiares possam dividir as experiências e buscar melhor qualidade de vida, surge como uma demanda de extrema importância.



Além disso, essas experiências e o contato com esta realidade, coloca o acadêmico que está em formação em um lugar de poder compreender de forma mais integrada o problema, pensando em estratégia de cuidado que podem fazer a diferença no curso da doença.



As oficinas acontecem uma vez por semana na sede do CAOL, tem duração de 90 minutos, em média, e são desenvolvidas pelos próprios alunos da Liga com orientação dos professores.