Acadêmicos de Medicina falam sobre a Prevenção do Câncer de Pele

Medicina

Página do Curso

Acadêmicos de Medicina falam sobre a Prevenção do Câncer de Pele | | URI Câmpus de Erechim

Acadêmicos de Medicina falam sobre a Prevenção do Câncer de Pele

29/01/2021 - 902 exibições

   


Em proposta da disciplina de Imersão SUS, acadêmicos da primeira turma do Curso de Medicina da URI foram instigados a desenvolver projetos nos diferentes serviços de Atenção Secundária do Município. Um dos serviços abrangidos pela ação foi o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST) do Alto Uruguai, cuja atuação contempla uma gama ampla de ações de saúde, uma vez que diferentes profissões se expõem a riscos específicos.



Sendo inviável abranger todas essas possibilidades, os acadêmicos optaram por dar enfoque ao risco gerado pela exposição solar ocupacional para o desenvolvimento de cânceres cutâneos. Dentre outros, essa escolha foi pautada no desenvolvimento das ações no mês de dezembro, tendo início concomitantemente a campanha do Dezembro Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.



Dessa forma, os acadêmicos foram a algumas emissoras de rádios, onde concederam entrevistas voltadas à temática. Participaram da ação os acadêmicos Amanda Peracchi Schneider, Cindia Sartori, Daniel Ottobelli, Eduarda D’Agostini, Fabiane Barbosa, Isadora Cristina da Silva, Laura Sgarbossa, Lucas Bresolin, Maria Carolina Simionato, Matheus de Prá e Simone Cadore, sob a orientação dos preceptores Gilson Arreal e Jaqueline Buaes Graeff.



Nas entrevistas, realizadas online nas rádios Virtual e Difusão, os acadêmicos enfatizaram a importância da prevenção do câncer de pele e orientaram os ouvintes a evitar a exposição excessiva ao sol e a proteger a pele dos efeitos da radiação UV, sendo estas as melhores estratégias para prevenir o melanoma e outros tipos de tumores cutâneos. Além disso, informaram sobre a importância do diagnóstico precoce, estimulando o ouvinte a observar regularmente a própria pele, a procura de pintas ou manchas suspeitas.