Curso de Medicina abre espaço para arte e cultura

Medicina

Página do Curso

Curso de Medicina abre espaço para arte e cultura | | URI Câmpus de Erechim

Curso de Medicina abre espaço para arte e cultura

29/09/2021 - 567 exibições

   


Pesquisas dentro da Educação Médica expressam que as artes visuais desencadeiam sentimentos e transmitem consciência de valores e sentimentos pessoais. Baseado nisso, o Curso de Medicina da URI passou a desenvolver um projeto específico de incentivo à arte e à cultura, que vem sendo coordenado pelas professoras Elisabete Maria Zanin e Miriam Wilk Wisniewski. Com isso, a entrada da Secretaria do Curso, localizada no andar térreo do prédio 10, acabou se transformando num espaço para divulgação de uma série de obras de artistas locais.



A iniciativa tem como meta estimular o desenvolvimento de habilidades artísticas, de comunicação e de observação, além de promover a integração e socialização entre os universitários de diferentes períodos do Curso, seus professores e os próprios artistas. E isso está ocorrendo por meio da exposição de obras de pintura em tela, gravura, fotografia, aquarela, desenho a nanquim, grafite, entre outras.



Segundo as professoras, a arte possibilita que o aluno aprenda a aceitar e a considerar interpretações alternativas, além de estimular o trabalho em equipe, que é essencial na prática profissional do médico. Além disso, acrescentam, as artes são tidas como promotoras de habilidades específicas e psicomotoras úteis à profissão médica, como a visão espacial e a capacidade de pensar em três dimensões, além de gerar prazer e permitir um relaxamento do estresse diário, fornecendo aos estudantes de Medicina habilidades para fortalecer suas práticas, se comunicar de forma mais efetiva e melhorar sua confiança.



A exposição tem caráter temporário já que a cada trinta dias será exposta uma obra artística no hall de entrada no Curso. Cada trabalho recebe uma identificação própria contendo dados sobre a obra, bem como a descrição, muitas vezes através de uma poesia. A ideia é que a exposição se torne um espaço de debate artístico e cultural com os estudantes. Eles também poderão fazer seus relatos e observações sobre as obras, por escrito, através do e-mail conta_pra_nos@uricer.edu.br .