Plano de Ensino

Administração

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DISCIPLINA:

Empreendedorismo

CÓDIGO DA DISCIPLINA:

60-1007

CARGA HORÁRIA:

80 HORAS

Nº CRÉDITOS:

04

 

1 EMENTA

Desenvolver conceitos de Empreendedorismo. Desenvolver o capital humano para se tornar empreendedor. Estilos gerenciais das organizações empreendedoras na era do conhecimento. Empreendedorismo, mudança, criação, iniciativa e inovação como desafios do administrador e das empresas. Como constituir uma empresa. Aspectos legais e formas de criação e registro de empresas. Atualidades, novidades e tendências em empreendedorismo e em formação de empresas.

 

2 OBJETIVOS

Proporcionar aos participantes uma reflexão sobre a importância do reconhecimento de suas características como empreendedor na gestão, possibilitando um melhor entendimento sobre seu próprio comportamento. Despertar nos alunos uma postura empreendedora que os motive a construir projetos e desenvolver ideias de novos negócios.

 

3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

História da Gestão e Empreendedorismo;

Conceitos de Empreendedorismo;

Os Mandamentos do Empreendedor;

Perfil do empreendedor e do Executivo: quem é empreendedor? O que é ser um executivo?

Busca de novas oportunidade e de novos negócios;

Visão sistêmica, inconformismo e iniciativa como ferramentas empreendedoras;

Análise de risco;

Busca de informações, Planejamento, 

Plano de Negócio como ferramentas para empreender melhor;

Planejamento e monitoramento;

Persistência e comprometimento;

Formas legais de constituição da Empresa;

Estatuto e Contrato Social. Melhor enquadramento tributário, tamanho da empresa, forma societária;

Como ser um empreendedor individual legalizado; Passos para Registro legal de empreendimento: como abrir a empresa;

Intra empreendedorismo

Business Model Generation (Canvas)

Tópicos atuais, novidades e tendências na constituição de novas empresas;

 

4 METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária). 

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Sala de Aula, Biblioteca física e Digital (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de estudos de caso, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio do desenvolvimento de estudos e de projetos.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARON. Robert. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Cengage Learning, 2011. [Biblioteca Virtual].

HISRICH, Robert. Empreendedorismo. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014. [Biblioteca Virtual].  

JULIEN, Pierre André. Empreendedorismo regional e economia do conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2010. [Biblioteca Virtual].

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BESSANT, John;. TIDD, Joe. Inovação e empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009. [Biblioteca Virtual].

MENDES, Jerônimo. Empreendedorismo para Jovens: ferramentas, exemplos reais e exercícios reais para alinhar a sua vocação com o seu projeto de vida. São Paulo: Atlas, 2012. [Biblioteca Virtual].

FARAH, Osvaldo Elias. Empreendedorismo: estratégia de sobrevivência para pequenas empresas. São Paulo: Saraiva. 2012. [Biblioteca Virtual].

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2005. [Biblioteca Virtual].

DORNELES, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. São Paulo: Elsevier, 2008. [Biblioteca Virtual].