Plano de Ensino

Administração

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Disciplina: Engenharia Econômica e Financeira

Código: 60-1013

Carga Horária: 80h (Teórica: 80h)

Créditos: 04

 

1 EMENTA

Os cálculos financeiros aplicados às organizações e negócios. Juros simples e compostos. Desconto Simples e Composto. Taxas. Rendas, anuidades ou Séries de Pagamentos. Sistemas de Amortização.  Atualidades, novidades e tendências na área da engenharia econômica e financeira.

2 OBJETIVOS

Desenvolver os cálculos e as aplicações de juros simples e compostos, descontos, em situações práticas de organizações e de negócios.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 1 - Juro simples aplicado à negócios e gestão

UNIDADE DE ENSINO 2 - Descontos simples aplicado à negócios e gestão

UNIDADE DE ENSINO 3 - Equivalência de capitais e sua aplicação em administração

UNIDADE DE ENSINO 4 - Juros compostos aplicado a negócios e gestão

UNIDADE DE ENSINO 5 - Desconto composto aplicado a negócios e gestão

UNIDADE DE ENSINO 6 - Equivalência de capitais a juros compostos aplicado a negócios

UNIDADE DE ENSINO 7 - Tópicos de matemática comercial aplicada a negócios

UNIDADE DE ENSINO 8 - Rendas, anuidades ou séries uniformes de pagamentos aplicado a negócios e gestão

UNIDADE DE ENSINO 9 - Amortização aplicado a negócios e gestão

 UNIDADE DE ENSINO 10 - Financiamentos, empréstimos e aplicações

UNIDADE DE ENSINO 11 - Tópicos atuais, novidades e tendências na área.

 

4 METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), e a ativa. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, atividades práticas de projeto em laboratório com aplicativos de suporte. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos (TDE) no total de 20h, envolvendo pesquisas bibliográficas, resolução de exercícios, projetos direcionados com e sem auxílio de softwares específicos envolvendo a aplicação dos conceitos trabalhados à área de instalações elétricas. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios, estudo de casos, atividades de laboratório e relatórios. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 80 horas previstas nesta disciplina, constam 20 horas de atividades extensionistas.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, trabalhos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SOBRINHO, José Dutra Vieira. Matemática Financeira. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

CAMARGOS, Marcos Antônio de. Matemática financeira - Aplicada a produtos financeiros e à análise de investimentos. São Paulo: Saraiva, 2013. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

DAL ZOT, W. D.; CASTRO, M. L. Matemática Financeira: Fundamentos e Aplicações. São Paulo: Bookman, 2015. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ASSAF NETO, Alexandre. Matemática financeira e suas aplicações. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2019. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

FEIJÓ, Ricardo. Matemática financeira. conceitos econômicos e cálculo diferencial/ utilização da HP-12C e planilha Excel. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2015. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

NASCIMENTO, Marco Aurélio. Introdução à Matemática Financeira. São Paulo: Saraiva, 2007. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

TOSI, Armando José. Matemática financeira com utilização da HP-12C. Edição Compacta, 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

SCHMIDT, Adriana Claudia. Matemática Financeira. São Paulo: Sagah, 2020. <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.