Plano de Ensino

Administração

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Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

ÁREA DO CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Disciplina: GESTÃO DE PROCESSOS

Código: 60-1396

Carga Horária: 40h (Teórica)

Créditos: 02

 

1 Ementa

Compreensão do conceito de sistemas organizacionais, interação entre sistemas, modelagem, cenários e análise de processos empresariais.

 

2 Objetivos

Proporcionar conceitos sobre a gestão de processos organizacionais permitindo ao aluno a compreensão e capacidade de análise de processos. Capacitar o acadêmico para propor melhorias nos processos organizacionais.

 

3 Conteúdos Curriculares

UNIDADE 1 - Conceitos sobre sistemas organizacionais;

UNIDADE 2 - Processos empresariais;

UNIDADE 3 - Modelagem de processos e cenários;

UNIDADE 4 - Análise de processos

 

4 Metodologia

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos acadêmicos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: (1) a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), (2) a ativa e (3) a sociointeracionista (professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária).

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados: recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, PowerPoint), Google Classroom (inserção de material e proposta de TDE´s), Sala de Aula, Biblioteca física e Digital (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, que poderão ser, conforme a necessidade, questionários, pesquisas bibliográficas, pesquisa e análise de estudos de caso, produção de vídeos. A fixação dos conteúdos será por meio do desenvolvimento de estudos e de projetos.

 

5 Avaliação

A avaliação da disciplina será feita com base nos objetivos da disciplina, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: (1) Provas/Trabalhos Práticos, (2) Trabalhos Discentes Efetivos e (3) Avaliação do processo de Desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do acadêmico ao longo do semestre, observando sua evolução, participação e crescimento. As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

6. Bibliografia Básica

PIDD, Michael. Modelagem empresarial: ferramentas para tomada de decisão. Porto Alegre: Artmed, 2001. x, 314 p

ARAUJO, Luis César G. de; GARCIA, Adriana Amadeu; MARTINES, Simone. Gestão de processos: melhores resultados e excelência organizacional – 2. ed. [3ª Reimp.] - São Paulo: Atlas, 2022.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Administração de processos: conceitos – metodologia – práticas – 6. ed. – São Paulo: Atlas, 2019.

 

 

7. Bibliografia Complementar

PRADELLA, Simone ET ALL. Gestão de processos: da teoria à prática – 4. reimpr. – São Paulo: Atlas, 2016.

PERLINGEIRO, Carlos Augusto G. Engenharia de Processos. Editora Blucher, 2005

PAVANI JUNIOR, O.; SCUCUGLIA, R. Mapeamento e gestão por processos — BMP (Business Process Management). São Paulo: M.Book, 2011.

MOREIRA, Daniel Augusto. Administração da Produção e Operações. São Paulo: Saraiva, 2013. 148p.

CHIAVENATO, Idalberto. Iniciação a sistemas, organização e métodos: SO&M. São Paulo: Manole, 2015. Disponível em:  <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.