Graduação

Agronomia

Página do Curso

Graduação | URI Câmpus de Erechim

Agronomia

 

O Engenheiro Agrônomo é o profissional com formação eclética, capaz de gerar e difundir conhecimentos científicos e técnicas agronômicas adequadas à concepção e manejo de agroecossistemas sustentáveis e cadeias produtivas, tendo formação em cidadania, desenvolvendo consciência social, ambiental e crítico-valorativa das atividades pertinentes ao seu campo profissional, orientando a comunidade onde atua, promovendo o desenvolvimento sustentável e contribuindo para a melhoria da sociedade.


Além do perfil técnico estabelecido, o Engenheiro Agrônomo da URI deverá possuir, como complementação à sua formação profissional.

- Formação humanística, crítica e reflexiva;
- Capacidade de expressão oral e escrita;
- Habilidade de aprendizagem permanente;
- Espírito empreendedor, inquisidor e de liderança e senso crítico que permitam a rápida tomada de decisões que o mercado exige;
- Capacidade para resolver problemas, conflitos e gerenciar pessoas.

  O Curso
O Curso de Agronomia da URI- Campus de Erechim, destina-se à formação de profissionais com capacidade técnico-científica e responsabilidade social, aptos a promover, orientar e administrar a utilização e otimização dos diversos fatores que compõem os sistemas de produção agropecuária, transformação e comercialização, em consonância com os preceitos de proteção ambiental, além de planejar, pesquisar e aplicar técnicas, métodos e processos adequados à solução de problemas e à promoção do desenvolvimento sustentável. Além disso, visa também formar profissionais com determinação empreendedora que, posta a serviço de qualquer organização, conduza suas decisões sempre a ações subseqüentes, produzindo a satisfação total das necessidades dos clientes, através da capacidade de trabalho interdisciplinar, implementando qualidade em todas as etapas do processo produtivo, com a perspectiva de geração de novos empregos;

       

Mercado de Trabalho
O Engenheiro Agrônomo trabalha com questões fundamentais para os nossos dias: produção e comercialização de alimentos, fixação do homem no campo e preservação do meio ambiente. É um profissional que reúne as condições técnico-científicas e humanísticas para orientar as principais atividades inerentes à produção de alimentos para o homem e os animais domésticos, intervindo desde a definição das condições de semeadura e plantio até a chegada do produto industrializado ao consumidor. Por isso, é chamado a atuar nos mais distintos níveis sociais e nichos profissionais, tanto no setor público quanto no privado. Isso ocorre por ele apresentar formação eclética, que o capacita a executar programas agroprodutivos, em comunidades rurais ou em grandes grupos agroindustriais. Em países com base agrícola ampla e diversificada, como o Brasil, o Engenheiro Agrônomo tem papel fundamental no desenvolvimento econômico. Haja vista a importante participação do agronegócio no PIB, na força de trabalho, nas exportações e, ainda, no consumo das famílias brasileiras.

 

Atuação

Agrometeorologia; Avaliação e Perícias; Biotecnologia; Cartografia, Geoprocessamento e Georeferenciamento; Comunicação, Ética, Legislação, Extensão e Sociologia Rural; Construções Rurais, Paisagismo, Floricultura, Parques e Jardins; Economia, Administração Agroindustrial, Política e Desenvolvimento Rural; Energia, Máquinas, Mecanização Agrícola e Logística;Genética de Melhoramento, Manejo e Produção Florestal; Zootecnia e Fitotecnia; Gestão Empresarial, Marketing e Agronegócio; Hidráulica, Hidrologia, Manejo de Bacias Hidrográficas, Sistemas de Irrigação e Drenagem; Manejo e Gestão Ambiental; Microbiologia e Fitossanidade; Sistemas Agroindustriais; Manejo e Conservação do Solo e da Água, Nutrição de Plantas e Adubação; Técnicas e Análises Experimentais; Tecnologia de Produção, Controle de Qualidade e Pós-Colheita de Produtos Agropecuários.

 

Infra-estrutura

Além de toda estrutura necessária para um curso de Agronomia, como laboratórios, bibliotecas, salas de aula e apoio, áreas para aulas práticas e experimentação, o Curso de Agronomia da URI - Campus de Erechim conta com um quadro docente altamente qualificado para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, propiciando aos acadêmicos a obtenção de bolsas de iniciação científica e de extensão. Além disso, a URI realiza diversas parcerias com entidades visando à realização de estágios, práticas e intercâmbios, inclusive internacionais.