DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA Disciplina: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DE MATEMÁTICA PED II Código:10-115 Carga Horária: 60 (Teórica:30) (Prática: 30) Créditos: 04
1 EMENTA Frações. Números Decimais. Sistema Monetário. Porcentagem. Resolução de problemas.
2 OBJETIVO 2.1 OBJETIVO GERAL Reconhecer a problematização e os jogos matemáticos como metodologia alternativa de ensino, visando uma melhor compreensão e aplicabilidade da matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES 3.1 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E JOGOS MATEMÁTICOS. 3.2 OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS, FRACIONÁRIOS E DECIMAIS. 3.3 COMPARAÇÃO, EQUIVALÊNCIA, SIMPLIFICAÇÃO DE FRAÇÕES. 3.4 REPRESENTAÇÃO DECIMAL E SUAS APLICAÇÕES. 3.5 PORCENTAGEM. 3.6 SISTEMA MONETÁRIO NACIONAL. 3.7 ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS E MATERIAIS PEDAGÓGICOS. 3.8 LEITURA E DISCUSSÃO DE TEXTOS.
4 METODOLOGIA A disciplina será desenvolvido por meio de atividades individuais e em grupo, visando a discussão de ideias e conceitos, possibilitando assim uma troca de opiniões e um enriquecimento pessoal. As aulas serão desenvolvidas a partir de diferentes técnicas, entre as quais destacam-se: exposição do conteúdo por parte do professor, exploração de materiais manipulativos e jogos, estudo de caso, leitura, interpretação e discussão de textos, pesquisa, resolução de exercícios. Tudo isso procurando que o aluno construa e reconstrua o conhecimento.
5 AVALIAÇÃO A avaliação será contínua e levará em consideração todas as atividades desenvolvidas pelo aluno sob a orientação do professor, trabalhos e avaliações escritas, abordando a expressão dos conhecimentos, a transposição didática, a criatividade e a compreensão entre as áreas de conhecimento.
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA SMOLE, Katia Cristina Stocco. DINIZ, M. I. (orgs.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. Materiais Manipulativos para o ensino de Frações e Números Decimais. Porto Alegre: Penso, 2016. Disponível em: Minha biblioteca. WALLE, John A. Van de. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2009.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR DANTE, Luiz Roberto. Didática da Resolução de Problemas de matemática. São Paulo: Ed. Ática, 1991. IMENES, Luiz Márcio. Problemas curiosos. São Paulo: Scipione, 1992. MUNIZ, Cristiano Alberto. Brincar e jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. (Coleção Tendências em Educação Matemática,20). NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. TOLEDO, Marilia e Mauro. Didática da matemática como dois e dois: a construção da matemática. São Paulo: FTD, 1997.
|