Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Disciplina: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DE MATEMÁTICA PED II

Código:10-115

Carga Horária: 60 (Teórica:30)   (Prática: 30)

Créditos: 04

 

1 EMENTA

Frações. Números Decimais. Sistema Monetário. Porcentagem. Resolução de problemas.

 

 

2 OBJETIVO

2.1 OBJETIVO GERAL

Reconhecer a problematização e os jogos matemáticos como metodologia alternativa de ensino, visando uma melhor compreensão e aplicabilidade da matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

3.1 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E JOGOS MATEMÁTICOS.

3.2 OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS, FRACIONÁRIOS E DECIMAIS.

3.3 COMPARAÇÃO, EQUIVALÊNCIA, SIMPLIFICAÇÃO DE FRAÇÕES.

3.4 REPRESENTAÇÃO DECIMAL E SUAS APLICAÇÕES.

3.5 PORCENTAGEM.

3.6 SISTEMA MONETÁRIO NACIONAL.

3.7 ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS E MATERIAIS PEDAGÓGICOS.

3.8 LEITURA E DISCUSSÃO DE TEXTOS.

 

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvido por meio de atividades individuais e em grupo, visando a discussão de ideias e conceitos, possibilitando assim uma troca de opiniões e um enriquecimento pessoal. As aulas serão desenvolvidas a partir de diferentes técnicas, entre as quais destacam-se: exposição do conteúdo por parte do professor, exploração de materiais manipulativos e jogos, estudo de caso, leitura, interpretação e discussão de textos, pesquisa, resolução de exercícios. Tudo isso procurando que o aluno construa e reconstrua o conhecimento.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua e levará em consideração todas as atividades desenvolvidas pelo aluno sob a orientação do professor, trabalhos e avaliações escritas, abordando a expressão dos conhecimentos, a transposição didática, a criatividade e a compreensão entre as áreas de conhecimento.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SMOLE, Katia Cristina Stocco. DINIZ, M. I. (orgs.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. Materiais Manipulativos para o ensino de Frações e Números Decimais. Porto Alegre: Penso, 2016. Disponível em: Minha biblioteca.

WALLE, John A. Van de. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2009.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DANTE, Luiz Roberto. Didática da Resolução de Problemas de matemática. São Paulo: Ed. Ática, 1991.

IMENES, Luiz Márcio. Problemas curiosos. São Paulo: Scipione, 1992.

MUNIZ, Cristiano Alberto. Brincar e jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. (Coleção Tendências em Educação Matemática,20).  

NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

TOLEDO, Marilia e Mauro. Didática da matemática como dois e dois: a construção da matemática. São Paulo: FTD, 1997.