DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA Disciplina: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DE MATEMÁTICA PED III Código:10-116 Carga Horária: 30 (Teórica:15) (Prática: 15) Créditos: 02
1 EMENTA Figuras geométricas planas e espaciais. Simetria. Medida de Comprimento. Medida de Massa. Medida de Tempo. Medida de capacidade. Estatística
2 OBJETIVO 2.1 OBJETIVO GERAL Conhecer as noções de geometria, medidas e estatística e sua aplicabilidade no cotidiano.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES 3.1 FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS E ESPACIAIS 3.2 PERÍMETRO. 3.3 SIMETRIA. 3.4 MEDIDAS DE COMPRIMENTO, MASSA, TEMPO E CAPACIDADE. 3.5 NOÇÕES BÁSICAS DE ESTATÍSTICA (TABELAS E GRÁFICOS DE BARRA). 3.6 LEITURA E DISCUSSÃO DE TEXTOS.
4 METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida por meio de atividades individuais e em grupo, visando a discussão de ideias e conceitos, possibilitando assim uma troca de opiniões e um enriquecimento pessoal. As aulas serão desenvolvidas a partir de diferentes técnicas, entre as quais destacam-se: exposição do conteúdo por parte do professor, exploração de materiais manipulativos e jogos, estudo de caso, leitura, interpretação e discussão de textos, pesquisa, resolução de problemas.
5 AVALIAÇÃO A avaliação será contínua e levará em consideração todas as atividades desenvolvidas pelo aluno sob a orientação do professor, trabalhos e avaliações escritas, abordando a expressão dos conhecimentos, a transposição didática, a criatividade e a compreensão entre as áreas de conhecimento.
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA PANIZZA, Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: Análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006. SMOLE, Katia Cristina Stocco. DINIZ, M. I.; CÂNDIDO, Patrícia. Figuras e Formas. Porto Alegre: Artmed, 2003. Disponível em: Minha Biblioteca WALLE, John A. Van de. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2009.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CORDANI, Lisbeth Kaiserlian. Estatística para todos: Atividades para sala de aula. São Paulo: CAEM/IME-USP, 2012. CURI, Edda; VECE, Janaína Pinheiro (orgs). Relações Espaciais Práticas Educativas de Professores que ensinam Matemática. São Paulo: Terracota, 2013. ITACARAMBI, Ruth Ribas. Resolução de Problemas: nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010. MACHADO, Nilson José. Medindo comprimentos. São Paulo: Scipione, 1990. (Série Vivendo a Matemática). VIEIRA, Marcia Lopes; OLIVEIRA JUNIOR, Ailton Paulo de. Ensino de Estatística – Atitudes e Concepções de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Curitiba: Appris, 2016.
|