Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Disciplina: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DE MATEMÁTICA PED III

Código:10-116

Carga Horária: 30 (Teórica:15)   (Prática: 15)

Créditos: 02

 

 

1 EMENTA

Figuras geométricas planas e espaciais. Simetria. Medida de Comprimento. Medida de Massa. Medida de Tempo. Medida de capacidade. Estatística

 

2 OBJETIVO

2.1 OBJETIVO GERAL

Conhecer as noções de geometria, medidas e estatística e sua aplicabilidade no cotidiano.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

3.1 FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS E ESPACIAIS

3.2 PERÍMETRO.

3.3 SIMETRIA.

3.4 MEDIDAS DE COMPRIMENTO, MASSA, TEMPO E CAPACIDADE.

3.5 NOÇÕES BÁSICAS DE ESTATÍSTICA (TABELAS E GRÁFICOS DE BARRA).

3.6  LEITURA E DISCUSSÃO DE TEXTOS.

 

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida por meio de atividades individuais e em grupo, visando a discussão de ideias e conceitos, possibilitando assim uma troca de opiniões e um enriquecimento pessoal. As aulas serão desenvolvidas a partir de diferentes técnicas, entre as quais destacam-se: exposição do conteúdo por parte do professor, exploração de materiais manipulativos e jogos, estudo de caso, leitura, interpretação e discussão de textos, pesquisa, resolução de problemas.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua e levará em consideração todas as atividades desenvolvidas pelo aluno sob a orientação do professor, trabalhos e avaliações escritas, abordando a expressão dos conhecimentos, a transposição didática, a criatividade e a compreensão entre as áreas de conhecimento.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

PANIZZA, Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: Análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SMOLE, Katia Cristina Stocco. DINIZ, M. I.; CÂNDIDO, Patrícia. Figuras e Formas. Porto Alegre: Artmed, 2003. Disponível em: Minha Biblioteca

WALLE, John A. Van de. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2009.

 

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CORDANI, Lisbeth Kaiserlian. Estatística para todos: Atividades para sala de aula. São Paulo: CAEM/IME-USP, 2012.

CURI, Edda; VECE, Janaína Pinheiro (orgs). Relações Espaciais Práticas Educativas de Professores que ensinam Matemática. São Paulo: Terracota, 2013.

ITACARAMBI, Ruth Ribas. Resolução de Problemas: nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.

MACHADO, Nilson José. Medindo comprimentos. São Paulo: Scipione, 1990. (Série Vivendo a Matemática).

VIEIRA, Marcia Lopes; OLIVEIRA JUNIOR, Ailton Paulo de. Ensino de Estatística – Atitudes e Concepções de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Curitiba: Appris, 2016.