Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Disciplina: FTM DE MATEMÁTICA I

Código: 10-189

Carga Horária: 80h (60 presencial + 20 TDE)

Número de Créditos: 04

Pré-requisitos:

 

1. EMENTA

Alfabetização matemática: conceitos e processos. Princípios teórico-metodológicos da alfabetização matemática na educação infantil e nos anos iniciais. A construção do conhecimento lógico- matemático. A natureza e a representação do número. Construção do Sistema de Numeração Decimal. Operações fundamentais. Resolução de Problemas.

 

2. OBJETIVO

Promover a construção de um referencial teórico-prático que permita atuar no processo de alfabetização matemática.

 

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- Bases teóricas na construção de conceitos matemáticos na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.

- Conceitos pré-numéricos.

- A introdução do conceito de número.

- Sequência numérica.

- Sistema de numeração decimal.

- Operações fundamentais.

- Atividades matemáticas.

- Resolução de problemas.

 

4. METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de atividades individuais e em grupo, visando à discussão de ideias e conceitos, possibilitando assim uma troca de opiniões e um enriquecimento pessoal. As aulas serão desenvolvidas a partir de diferentes técnicas, destacam-se: exposição do conteúdo por parte do professor, exploração de materiais manipulativos e jogos, estudo de caso, leitura, interpretação e discussão de textos, pesquisa, resolução de exercícios. Tudo isso procurando que o aluno construa e reconstrua o conhecimento. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

NUNES, Terezinha et al. Educação Matemática: Números e operações numéricas. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.

PANIZZA, Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

PARRA, Cecília; SAIZ, Irma et. al. Didática da Matemática: reflexões Psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 2009.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CARDOSO, Virgínia Cardia. Materiais Didáticos para as quatro operações. São Paulo, IME-USP, 2013.

CERQUETTI-ABERANKE, F.; BERDONNEAU, Catherine. O Ensino da Matemática na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 1997.

SIMONS, Ursula Marianne. Blocos Lógicos: 150 exercícios para flexibilizar o raciocínio. 3ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

SMOLE, Katia Cristina Stocco. DINIZ, M. I. (orgs.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.

TOLEDO, Marilia; TOLEDO, Mauro. Didática da matemática como dois e dois: a construção da matemática. São Paulo: FTD, 1997.