DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA Disciplina: FTM DE MATEMÁTICA I Código: 10-189 Carga Horária: 80h (60 presencial + 20 TDE) Número de Créditos: 04 Pré-requisitos:
1. EMENTAAlfabetização matemática: conceitos e processos. Princípios teórico-metodológicos da alfabetização matemática na educação infantil e nos anos iniciais. A construção do conhecimento lógico- matemático. A natureza e a representação do número. Construção do Sistema de Numeração Decimal. Operações fundamentais. Resolução de Problemas.
2. OBJETIVOPromover a construção de um referencial teórico-prático que permita atuar no processo de alfabetização matemática.
3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO- Bases teóricas na construção de conceitos matemáticos na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. - Conceitos pré-numéricos. - A introdução do conceito de número. - Sequência numérica. - Sistema de numeração decimal. - Operações fundamentais. - Atividades matemáticas. - Resolução de problemas.
4. METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através de atividades individuais e em grupo, visando à discussão de ideias e conceitos, possibilitando assim uma troca de opiniões e um enriquecimento pessoal. As aulas serão desenvolvidas a partir de diferentes técnicas, destacam-se: exposição do conteúdo por parte do professor, exploração de materiais manipulativos e jogos, estudo de caso, leitura, interpretação e discussão de textos, pesquisa, resolução de exercícios. Tudo isso procurando que o aluno construa e reconstrua o conhecimento. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.
5. AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
|
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA NUNES, Terezinha et al. Educação Matemática: Números e operações numéricas. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2009. PANIZZA, Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006. PARRA, Cecília; SAIZ, Irma et. al. Didática da Matemática: reflexões Psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 2009.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CARDOSO, Virgínia Cardia. Materiais Didáticos para as quatro operações. São Paulo, IME-USP, 2013. CERQUETTI-ABERANKE, F.; BERDONNEAU, Catherine. O Ensino da Matemática na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 1997. SIMONS, Ursula Marianne. Blocos Lógicos: 150 exercícios para flexibilizar o raciocínio. 3ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. SMOLE, Katia Cristina Stocco. DINIZ, M. I. (orgs.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. TOLEDO, Marilia; TOLEDO, Mauro. Didática da matemática como dois e dois: a construção da matemática. São Paulo: FTD, 1997.
|