Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - PED I

Código: 20-363

Carga horária: 60 horas

Nº de Créditos: 04

 

1 EMENTA

Natureza da ciência. Histórico do ensino de Ciências. Panorama das abordagens teóricas e pesquisas da área. Referências curriculares nacionais e regionais para o ensino de ciências na educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Objetivos do Ensino de Ciências para crianças. Os conteúdos de Ciências na educação infantil e no ensino fundamental. Conteúdos e abordagens metodológicas relacionados ao eixo temático Vida, Ambiente e Evolução

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Elaborar conhecimentos sobre a Educação em Ciências Naturais, por meio do estudo sobre diversas abordagens e marcos teóricos na área, construindo saberes para o efetivo exercício docente na área específica e para a inserção da Educação em Ciências Naturais nos projetos de pesquisa de conclusão de curso.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

- Visões de ciências e a problematização destas ideias em sua abordagem pedagógica.

- Relações entre ciência, tecnologia e sociedade e as múltiplas influências na prática científica e sua inserção na prática pedagógica.

- Fundamentos históricos e metodológicos do ensino de ciências

- Objetivos/competências específicas do Ensino de Ciências Naturais

- Referências curriculares nacionais e regionais para o ensino de ciências na educação infantil e séries iniciais.

- Eixos temáticos e objetos de conhecimento de Ciências Naturais na educação infantil e séries iniciais

- Ciências Naturais na Educação Infantil em todos os campos de experiências - a exploração de ambientes e fenômenos; a relação com seu próprio corpo e bem-estar

- Conteúdos e abordagens metodológicas relacionados ao eixo temático Vida, Ambiente e Evolução

 

4 METODOLOGIA

Nas aulas da disciplina serão utilizadas modalidades didáticas tais: como exposições dialogadas; leitura, interpretação e discussão de textos específicos; realização de seminários. Associado ao estudo dos conteúdos de Ciências Naturais para crianças (eixo temático - Vida, Ambiente e Evolução), os estudantes irão vivenciar procedimentos de aprendizagem em ciências da natureza, tais como: a observação, experimentação, a comparação, o estabelecimento de relações entre fenômenos e ideias, a leitura e a escrita de textos informativos, a organização de informações por

meio de desenhos, tabelas, gráficos, esquemas e textos, entre outros.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada por meio de apresentações orais e/ou de produções escritas - provas, portfólios, resenhas e relatórios. Estas atividades compreendem trabalhos individuais e trabalhos em grupo, realizados em sala de aula ou em horários de estudo.

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CARVALHO, A. M. P. de et al. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998.

CARVALHO, A. M. P.; GIL PÉRES, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. São Paulo: Corz, 1993.

KAMII, C. ; DEVRIES, R. O conhecimento físico na educação pré-escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

WEISSMANN, H. Didática das ciências naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.