DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Fundamentos Metodológicos de Educação Física A Código: 40-354 Carga Horária: 60h Número de Créditos: 04
1 EMENTA A construção do conhecimento e a organização do processo de ensino da Educação Física na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: estudo dos princípios e tendências pedagógicas que norteiam a Educação Física Escolar e sua aplicabilidade no desenvolvimento integral da criança. Categoria e organização dos conteúdos. Objetivos da Educação Física na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. A motricidade e sua relação com a aprendizagem. Planejamento e execução de atividades. Sugestões práticas. Metodologia da ação pedagógica na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
2 OBJETIVOS Oportunizar o conhecimento e espaço de reflexão sobre a importância da Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como relacionar os pressupostos teóricos ao desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo da criança em idade escolar.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES Princípios que norteiam a Educação Física no ensino fundamental. Tendências pedagógicas da Educação Física Escolar: Abordagem psicomotora; Abordagem construtivista; Abordagem desenvolvimentista; Abordagem crítica. Organização dos conteúdos (PCNs): Conhecimentos sobre o corpo; Atividades rítmicas e expressivas; Esporte, jogos, lutas e ginásticas. Objetivos gerais e específicos. Fundamentos psicomotores: - Variáveis psicomotoras: esquema corporal, gênese do movimento, lateralidade, adequação espaço-temporal, equilíbrio, coordenação motora. Objetivos da Educação psicomotora Relações cognitiva, afetiva e sócio-cultural. Dificuldades psicomotoras e suas correlações com os problemas de aprendizagem. Problemas de comportamento: Crianças hiperativas e desatentas. A educação física na educação infantil e suas propostas metodológicas. A educação física inclusiva. O papel da brincadeira no desenvolvimento infantil. O papel do jogo no desenvolvimento da autonomia e socialização da criança
4 METODOLOGIA A metodologia de trabalho tem por base uma concepção dialética de construção do conhecimento, utilizando-se de estratégias variadas de ensino com vistas a atender as questões da acessibilidade pedagógica. O trabalho pedagógico deve ter como pressupostos a indissociabilidade entre pesquisa e ensino e entre teoria e prática – a prática sendo fundamentada pela teoria, de forma concomitante. O diálogo como elemento mediador da produção e validação de conhecimentos. - Leituras, debates, atividades individuais e de grupos. - Produção de textos visando o apoio, a formação, de modo a sistematizar os estudos, pesquisas e resultado de experiências construídas durante o desenvolvimento da disciplina. - Reflexão sobre o desenvolvimento das ações. 5 AVALIAÇÃO A avaliação da aprendizagem tem por base uma concepção emancipatória e de processo. Acolher e acompanhar os acadêmicos utilizando-se de estratégias complementares para os que apresentarem dificuldades de aprendizagem. A avaliação será paralela a qualquer atividade realizada e serão relevantes as observações das seguintes questões: - Evolução das aprendizagens dos alunos, - Evolução da relação professor-aluno, - Avaliação escrita
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6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA DARIDO, S. C. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. NEIRA, M. G. Educação Física – Desenvolvendo competências. São Paulo: Phorte, 2006. SHIGUNOV, V.; SHIGUNOV NETO, A. (Org.). Educação física: conhecimento teórico x prática pedagógica. Porto Alegre: Mediação, 2002.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BARBOSA, C.L.A. Educação Física escolar; da alienação à libertação. Petrópolis : Vozes, 2004. DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na escola: implicações para uma prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. HILDEBRANDT-STRAMANN, H. Textos pedagógicos sobre ensino da Educação Física. Ijuí, RS: Unijuí, 2005. KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí, RS: Unijuí, 2004. MOSSTON, M. e ASHWORTH, S. La enseñanza de la Educación Física: la reforma de los estilos de enseñanza. Barcelona: Editorial Hispano Europea, 2001.
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