Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Fundamentos Metodológicos de Educação Física A

Código: 40-354

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

 

1 EMENTA

A construção do conhecimento e a organização do processo de ensino da Educação Física na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: estudo dos princípios e tendências pedagógicas que norteiam a Educação Física Escolar e sua aplicabilidade no desenvolvimento integral da criança. Categoria e organização dos conteúdos. Objetivos da Educação Física na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. A motricidade e sua relação com a aprendizagem. Planejamento e execução de atividades. Sugestões práticas. Metodologia da ação pedagógica na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.

 

2 OBJETIVOS

Oportunizar o conhecimento e espaço de reflexão sobre a importância da Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como relacionar os pressupostos teóricos ao desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo da criança em idade escolar.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Princípios que norteiam a Educação Física no ensino fundamental.

Tendências pedagógicas da Educação Física Escolar:

Abordagem psicomotora;

Abordagem construtivista;

Abordagem desenvolvimentista;

Abordagem crítica.

Organização dos conteúdos (PCNs):

Conhecimentos sobre o corpo;

Atividades rítmicas e expressivas;

Esporte, jogos, lutas e ginásticas.

Objetivos gerais e específicos. Fundamentos psicomotores: - Variáveis psicomotoras: esquema corporal, gênese do movimento, lateralidade, adequação espaço-temporal, equilíbrio, coordenação motora.

Objetivos da Educação psicomotora

Relações cognitiva, afetiva e sócio-cultural.

Dificuldades psicomotoras e suas correlações com os problemas de aprendizagem.

Problemas de comportamento: Crianças hiperativas e desatentas.

A educação física na educação infantil e suas propostas metodológicas.

A educação física inclusiva.

O papel da brincadeira no desenvolvimento infantil.

O papel do jogo no desenvolvimento da autonomia e socialização da criança

 

 

 

4 METODOLOGIA

A metodologia de trabalho tem por base uma concepção dialética de construção do conhecimento, utilizando-se  de estratégias variadas de ensino com vistas a atender as questões da acessibilidade pedagógica. O trabalho pedagógico deve ter como pressupostos a indissociabilidade entre pesquisa e ensino e entre teoria e prática – a prática sendo fundamentada pela teoria, de forma concomitante. O diálogo como elemento mediador da produção e validação de conhecimentos.

- Leituras, debates, atividades individuais e  de grupos.

- Produção de textos visando o apoio, a formação, de modo a sistematizar os estudos, pesquisas e resultado de experiências construídas durante o desenvolvimento da disciplina.

- Reflexão sobre o desenvolvimento das ações.

5 AVALIAÇÃO

A avaliação da aprendizagem tem por base uma concepção emancipatória e de processo. Acolher e acompanhar os acadêmicos utilizando-se de estratégias complementares para os que apresentarem dificuldades de aprendizagem. A avaliação será paralela a qualquer atividade realizada e serão relevantes as observações das seguintes questões:

- Evolução das aprendizagens dos alunos,

- Evolução da relação professor-aluno,

- Avaliação escrita

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DARIDO, S. C. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

NEIRA, M. G. Educação Física – Desenvolvendo competências. São Paulo: Phorte, 2006.

SHIGUNOV, V.; SHIGUNOV NETO, A. (Org.). Educação física: conhecimento teórico x prática pedagógica. Porto Alegre: Mediação, 2002.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARBOSA, C.L.A. Educação Física escolar; da alienação à libertação. Petrópolis : Vozes, 2004.

DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na escola: implicações para uma prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

HILDEBRANDT-STRAMANN, H. Textos pedagógicos sobre ensino da Educação Física. Ijuí, RS: Unijuí, 2005.

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí, RS: Unijuí, 2004.

MOSSTON,  M. e ASHWORTH, S. La enseñanza de la Educación Física: la reforma de los estilos de enseñanza. Barcelona: Editorial Hispano Europea, 2001.