DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Saúde na Infância Código: 40-715 Carga Horária: 30h Número de Créditos: 02
1 EMENTA A saúde da criança na perspectiva educacional, com ênfase na promoção da saúde. Conhecimento dos aspectos relacionados à saúde da criança voltados ao atendimento das necessidades da criança em momentos educacionais.
2 OBJETIVOS Proporcionar noções de saúde para auxiliar o educador a identificar sinais e sintomas dos agravos mais comuns na primeira infância e ter condições de realizar encaminhamentos necessários.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES Crescimento e desenvolvimento da criança – puericultura. Promoção da saúde nas diversas fases de desenvolvimento biopsicossocial da criança e sua família nas diferentes condições étnico-raciais e ambientais: promoção da saúde do lactente, do pré-escolar e do escolar. Noções de agravos na infância: dor; desidratação, diarreias e desnutrição; infecção urinária; infecções respiratórias, regurgitação; vomito. Noções básicas de violência, negligência, maus tratos, abuso sexual; prevenção de acidentes ou de lesões na infância. Cuidados básicos na infância: sinais vitais; dor; medidas de higiene, conforto e troca de fralda; terapêutica medicamentosa: medicação oral, inalatória e cutânea; Noções básicas de primeiros socorros em situações diárias da criança – aspiração de corpo estranho; queimadura; ferimentos, fraturas, hemorragia, lesões musculares; caixa de emergência.
4 METODOLOGIA Aulas expositivas, dialogadas e reflexivas. Relatos de experiências. Trabalhos individuais e em grupo, de observação, pesquisa de campo e bibliográfica. Aulas demonstrativas com material dos Laboratórios de práticas. Seminários.
5 AVALIAÇÃO Através da realização de provas, participação em seminários. Trabalhos de observação, reflexão, registro e exposição oral. Pesquisa bibliográfica.
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6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA FUJIMORI, Elizabeth; OHARA, Conceição Vieira da Silva (Org). Enfermagem e a saúde da criança na atenção básica. Barueri: Manole, 2009. MARCONDES, E.M. et al. Pediatria Básica: pediatria geral e neonatal. São Paulo, Sarvier, 2010. WONG, Donna L.; ARAÚJO, Cláudia Lúcia Caetano de (Trad.). Whaley e Wong enfermagem pediátrica: elementos essenciais à intervenção efetiva. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ARAÚJO, L. de A.; REIS, A. T. Enfermagem na prática neonatal. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2014. RODRIGUES, Y.T.; RODRIGUES, P.B. Semiologia pediátrica. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2012. KYLE, T. Enfermagem pediátrica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. SOUZA, A. B. G. Enfermagem neonatal: cuidado integral ao recém-nascido. 2.ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2014. TAMEZ, N. Raquel. Intervenções no Cuidado Neuropsicomotor do Prematuro. Rio de Janeiro: Guanabara, 2009.
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