Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Saúde na Infância

Código: 40-715

Carga Horária: 30h

Número de Créditos: 02

 

1 EMENTA

A saúde da criança na perspectiva educacional, com ênfase na promoção da saúde. Conhecimento dos aspectos relacionados à saúde da criança voltados ao atendimento das necessidades da criança em momentos educacionais.

 

2 OBJETIVOS

Proporcionar noções de saúde para auxiliar o educador a identificar sinais e sintomas dos agravos mais comuns na primeira infância e ter condições de realizar encaminhamentos necessários.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Crescimento e desenvolvimento da criança – puericultura.

Promoção da saúde nas diversas fases de desenvolvimento biopsicossocial da criança e sua família nas diferentes condições étnico-raciais e ambientais: promoção da saúde do lactente, do pré-escolar e do escolar.

Noções de agravos na infância: dor; desidratação, diarreias e desnutrição; infecção urinária; infecções respiratórias, regurgitação; vomito.

Noções básicas de violência, negligência, maus tratos, abuso sexual; prevenção de acidentes ou de lesões na infância.

Cuidados básicos na infância: sinais vitais; dor; medidas de higiene, conforto e troca de fralda; terapêutica medicamentosa: medicação oral, inalatória e cutânea;

Noções básicas de primeiros socorros em situações diárias da criança – aspiração de corpo estranho; queimadura; ferimentos, fraturas, hemorragia, lesões musculares; caixa de emergência.

 

4 METODOLOGIA

Aulas expositivas, dialogadas e reflexivas. Relatos de experiências. Trabalhos individuais e em grupo, de observação, pesquisa de campo e bibliográfica. Aulas demonstrativas com material dos Laboratórios de práticas. Seminários.

 

5 AVALIAÇÃO

Através da realização de provas, participação em seminários. Trabalhos de observação, reflexão, registro e exposição oral. Pesquisa bibliográfica.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FUJIMORI, Elizabeth; OHARA, Conceição Vieira da Silva (Org). Enfermagem e a saúde da criança na atenção básica. Barueri: Manole, 2009.

MARCONDES, E.M. et al. Pediatria Básica: pediatria geral e neonatal. São Paulo, Sarvier, 2010.

WONG, Donna L.; ARAÚJO, Cláudia Lúcia Caetano de (Trad.). Whaley e Wong enfermagem pediátrica: elementos essenciais à intervenção efetiva. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ARAÚJO, L. de A.; REIS, A. T. Enfermagem na prática neonatal. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2014.

RODRIGUES, Y.T.; RODRIGUES, P.B. Semiologia pediátrica. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2012.

KYLE, T. Enfermagem pediátrica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

SOUZA, A. B. G. Enfermagem neonatal: cuidado integral ao recém-nascido. 2.ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2014.

TAMEZ, N. Raquel. Intervenções no Cuidado Neuropsicomotor do Prematuro. Rio de Janeiro: Guanabara, 2009.