DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: FUNDAMENTOS DA PEDAGOGIA I Código: 70-1057 Carga Horária: 80h (60 presencial + 20 TDE) Número de Créditos: 04
1. EMENTA: Estudo do Projeto Político-Pedagógico do Curso. Conhecimento, Identidade e Histórico da Pedagogia. Formação e profissionalização docente. Os saberes docentes e o ser professor. A escola enquanto espaço interdisciplinar de atuação docente. 2. OBJETIVOS: - Possibilitar aos acadêmicos iniciantes a discussão e o debate sobre a pedagogia como campo de conhecimento e espaço de atuação profissional. - Conhecer os princípios fundamentais e as diretrizes que regem a pedagogia e quais os fundamentos pedagógicos, políticos e epistemológicos que a sustentam. - Compreender fundamentos teóricos da formação e dos saberes docentes.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES - Projeto Político-Pedagógico do curso de Pedagogia da URI. - Acessibilidade no Curso de Pedagogia - Histórico da Pedagogia no Brasil. - A formação do professor. - Os saberes docentes. - O espaço escolar e a profissão professor. - Papel Social da escola e o compromisso com a formação humana
4. METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.
5. AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
|
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICAFRANCO, Maria Amélia. Pedagogia como ciência da educação. São Paulo: Papirus, 2003. MORANDI, Franc. Introdução à pedagogia. São Paulo: Ática, 2008. PIMENTA, Selma G. (org). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2000.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTARBRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Resolução CNE/CP 01/2006 de 15 de maio de 2006. GAUTHIER, C. et. al. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas. Ijuí-RS: UNIJUÍ, 1998. MARQUES, Mário Osório. Pedagogia. A ciência do educador. Ijuí-RS: Unijuí, 1990. MCLAREN, Peter. A vida nas escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. 2.ed Porto Alegre: ArtMed, 1997. 353 p SILVA, Carmem S. B. da. O curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. Campinas: Autores Associados, 1999.
|