Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I

Código: 70-1058

Carga Horária: 80h (60 presencial + 20 TDE)

Número de Créditos: 04

Pré-requisitos:

 

1. EMENTA:

Estudo da educação brasileira no contexto da história da educação mundial, enfocando a estrutura de ensino e o pensamento pedagógico, como fenômenos relacionados às condições sociais, econômicas, políticas e culturais da sociedade brasileira.

 

2. OBJETIVOS:

Oportunizar a ampliação do conhecimento e da reflexão do processo educacional brasileiro no contexto da história da educação do início da história do país até a atualidade.

Conhecer o processo histórico de constituição da Educação brasileira, no contexto da história da educação e da história do Brasil, desencadeando reflexão acerca das oportunidades e dos desafios na constituição de uma educação de qualidade e de uma escola que atenda as necessidades socioculturais do povo brasileiro.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

- História da Educação: conceito, objeto de estudo, relação com a história geral, orientação teórico-metodológica na análise histórica da educação.

- A Educação no desenvolvimento da Humanidade

- A Educação no contexto da Formação do Povo Brasileiro.

- Processo da Educação no Brasil Colonial e Monárquico e a Educação Tradicional.

-  A Educação no Brasil Republicano.

-  Educação Brasileira na atualidade:

 

4. METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será desenvolvido por meio de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GADOTTI, Moacir. Pensamento pedagógico brasileiro. 7.ed São Paulo: Ática, 2001.

RIBEIRO, Maria Luiza Santos. História da educação brasileira: a organização escolar. 17.ed. São Paulo, Ed. Moraes, 2001.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.

 

7- BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. 2.ed São Paulo: Moderna, 2001.

ARROYO, Miguel G. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

FREIRE, Paulo. Ação cultural: para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Filosofia e história da educação brasileira: da colônia ao governo Lula. 2. ed. Barueri: Manole, 2009.

SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, José Claudinei, SANFELICE, José Luiz. (Orgs.) História e história da educação: o debate teórico-metodológico atual. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

Darcy Ribeiro. O Povo Brasileiro: A Formação e o Sentido do Brasil. São Paulo: Companhia?das?Letras?, ?1995 disponível em:

http://www.iphi.org.br/sites/filosofia_brasil/Darcy_Ribeiro_-_O_povo_Brasileiro-_a_forma%C3%A7%C3%A3o_e_o_sentido_do_Brasil.pdf