DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: PLANEJAMENTO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO I Código: 70-1064 Carga Horária: 80h (60 presencial + 20 TDE) Número de Créditos: 04 Pré-requisitos:
1. EMENTA: Estudo e análise do sistema educacional brasileiro à luz da Gestão educacional e da Gestão Democrática Escolar.
2. OBJETIVOS: Compreender a gestão educacional, estabelecendo relações entre Gestão Democrática Escolar, Projeto Político-Pedagógico, planejamento de ensino e a avaliação da gestão e da instituição escolar, a fim de compreender o processo educacional.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES: - Gestão educacional: paradigmas contemporâneos - Saberes da gestão democrática - Projeto político-pedagógico como instrumento da gestão democrática e da organização da instituição de ensino: possibilidades emancipatórias ou regulatórias
4. METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.
5. AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
|
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICAANDREOTTI, Azide L.; LOMBRADI, José Caludinei; MINTO, Lalo Watanabe. História da administração escolar no Brasil: do diretor ao gestor. Campins(SP): Alínea, 2010. LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortês, 2006. PARO, Vitor Henrique. Gestão Democrática na Escola Pública. São Paulo: Ática, 1997.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTARLÜCK, Heloísa. Gestão da cultura e do clima organizacional da escola. Vol. V, Série Cadernos de Gestão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. VEIGA, Ilma P. A. As dimensões do Projeto Político-Pedagógico. 5ed. Campinas: Papirus, 2007. HORA, Dinair Leal da. Gestão democrática na escola: artes e ofícios da participação coletiva. Campinas, SP: Papirus .1998. LÜCK, Heloísa. Perspectivas da avaliação institucional da escola. Vol.VI, Série Cadernos de Gestão.Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. VEIGA, Ilma. Quem sabe faz a hora de construir o projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 2007.
|