Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO I

Código: 70-1065

Carga Horária: 80h (60 presencial + 20 TDE)

Número de Créditos: 04

Pré-requisitos:

 

1. EMENTA

Estuda a relação entre aprendizagem e desenvolvimento; as principais abordagens do desenvolvimento da criança; os princípios evolutivos relativos às crianças; questões relacionadas à infância.

 

2. OBJETIVOS

- Identificar os princípios básicos das diferentes abordagens teóricas que explicam o desenvolvimento da criança e do adolescente;

- Identificar características básicas de cada fase do desenvolvimento humano até a adolescência;

- Relacionar as fases do desenvolvimento da criança e do adolescente com o contexto escolar e familiar;

 

3. CONTEÚDO

- Introdução à Psicologia Evolutiva:

- Ênfase na Psicologia do Desenvolvimento Normal; (principais teorias na Psicologia do Desenvolvimento).

- Desenvolvimento Humano na Primeira Infância;

- Domínios Físicos, Cognitivos e Psicossociais

- Desenvolvimento Humano na Segunda Infância;

- Domínios Físicos, Cognitivos e Psicossociais

- Transtornos do desenvolvimento: TDAH, fobia, depressão, ansiedade, distúrbios psicossomáticos.

 

4. METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BEE, Helen. O ciclo vital. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

BOCK, Ana Mercês Bahia, Psicologias: Uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 2008.

PAPPALIA, Diane.; FELDMAN, Ruth; Desenvolvimento Humano. 12ed. Porto Alegre: ArtMed, 2013.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CAMINHA, Marina Gusmão. Intervenções e treinamento de pais na clínica infantil. Porto Alegre: Sinopsys, 2011.

PAPALIA, Diane. ; OLDS, Sally W. Desenvolvimento humano. 7ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2010.

NASIO, Juan-David. Como agir com um adolescente difícil? Um livro para pais e profissionais. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

POSTERMAK, Leonardo; RAMOS, Magdalena. E agora o que fazer? A difícil arte de criar os filhos. São Paulo: Best Seller, 1998.

WEITEN, Waine. Introdução à psicologia: temas e variações. São Paulo: cengage learning, 2010.