Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM I

Código:  70-1069

Carga Horária: 80h (60 presencial + 20 TDE)

Número de Créditos: 04

Pré-requisitos:

 

1. EMENTA

Estudo das principais teorias da aprendizagem: teoria comportamental, humanista, construtivista/interacionista, neurocognitiva. Dificuldades e transtornos de aprendizagem -fatores pedagógicos, socioculturais, individuais e a aprendizagem.

 

 

2. OBJETIVOS

Identificar e compreender as teorias da aprendizagem e suas relações com a educação e a prática pedagógica.

Compreender o contexto de atuação do pedagogo nos processos de aprendizagem em suas diferentes dimensões (pedagógicas, socioculturais e individuais)

Conhecer e diferenciar os fatores que determinam dificuldades e/ou transtornos de aprendizagem.

Instrumentalizar os alunos para pensar o cotidiano escolar à luz das teorias da aprendizagem.

 

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

-Conceituação básica do processo de ensinar e aprender: implicações na prática educativa;

-Teoria Comportamental;

-Teoria Humanista;

-Abordagens Construtivistas/Interacionistas: Piaget, Vygotsky e Wallon;

-Psicologia Cognitiva: Gardner e Ausubel;

- Neurociências e aprendizagem

- Fatores pedagógicos e socioculturais e a aprendizagem: os desafios da docência; relação professor-aluno; motivação e aprendizagem; habilidades sociais e competências socioemocionais na escola, família e aprendizagem.

- Fatores individuais e aprendizagem: manejos escolares dos transtornos do neurodesenvolvimento

 

4. METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. Conta ainda com atividades do Trabalho Discente Efetivo em um total de 20h nas quais podem ser realizados estudos de aprofundamento, atividades de pesquisa e extensão universitária.

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

6.BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de aprendizagem, São Paulo, EPU, 1999.

SALVADOR, César Coll et al. Psicologia da educação. Penso Editora, 2016.

LATAILLE, Yves, OLIVEIRA, Marta Kohl & DANTAS, Heloisa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992

 

7.BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION et al. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora, 2014.

ILLERIS, Knud. Teorias contemporâneas da aprendizagem. Penso Editora, 2015.

STERNBERG, Robert J; GRIGORENKO, Elena L; LOPES, Magda França (Trad.). Crianças rotuladas: o que é necessário saber sobre as dificuldades de aprendizagem . Porto Alegre: Artmed, 2003.

 ROTTA, Newra Tellechea; OHLWEILER, Lygia; DOS SANTOS RIESGO, Rudimar. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Artmed Editora, 2015.

POZO, Juan Ignacio. Aprendizes e Mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002