DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM I Código: 70-1069 Carga Horária: 80h (60 presencial + 20 TDE) Número de Créditos: 04 Pré-requisitos:
1. EMENTAEstudo das principais teorias da aprendizagem: teoria comportamental, humanista, construtivista/interacionista, neurocognitiva. Dificuldades e transtornos de aprendizagem -fatores pedagógicos, socioculturais, individuais e a aprendizagem.
2. OBJETIVOSIdentificar e compreender as teorias da aprendizagem e suas relações com a educação e a prática pedagógica. Compreender o contexto de atuação do pedagogo nos processos de aprendizagem em suas diferentes dimensões (pedagógicas, socioculturais e individuais) Conhecer e diferenciar os fatores que determinam dificuldades e/ou transtornos de aprendizagem. Instrumentalizar os alunos para pensar o cotidiano escolar à luz das teorias da aprendizagem.
3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO-Conceituação básica do processo de ensinar e aprender: implicações na prática educativa; -Teoria Comportamental; -Teoria Humanista; -Abordagens Construtivistas/Interacionistas: Piaget, Vygotsky e Wallon; -Psicologia Cognitiva: Gardner e Ausubel; - Neurociências e aprendizagem - Fatores pedagógicos e socioculturais e a aprendizagem: os desafios da docência; relação professor-aluno; motivação e aprendizagem; habilidades sociais e competências socioemocionais na escola, família e aprendizagem. - Fatores individuais e aprendizagem: manejos escolares dos transtornos do neurodesenvolvimento
4. METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. Conta ainda com atividades do Trabalho Discente Efetivo em um total de 20h nas quais podem ser realizados estudos de aprofundamento, atividades de pesquisa e extensão universitária.
5. AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
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6.BIBLIOGRAFIA BÁSICA MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de aprendizagem, São Paulo, EPU, 1999. SALVADOR, César Coll et al. Psicologia da educação. Penso Editora, 2016. LATAILLE, Yves, OLIVEIRA, Marta Kohl & DANTAS, Heloisa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992
7.BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION et al. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora, 2014. ILLERIS, Knud. Teorias contemporâneas da aprendizagem. Penso Editora, 2015. STERNBERG, Robert J; GRIGORENKO, Elena L; LOPES, Magda França (Trad.). Crianças rotuladas: o que é necessário saber sobre as dificuldades de aprendizagem . Porto Alegre: Artmed, 2003. ROTTA, Newra Tellechea; OHLWEILER, Lygia; DOS SANTOS RIESGO, Rudimar. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Artmed Editora, 2015. POZO, Juan Ignacio. Aprendizes e Mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002
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