Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: PRÁTICA DE ENSINO PED III-A

Código: 70-1070

Carga Horária: 30h (20 presencial + 20 TDE)

Número de Créditos: 02

Pré-requisitos:

 

  1. EMENTA

O processo de construção do conhecimento, mediado pela atuação do pedagogo. Identificação das relações e interações que permeiam o cotidiano escolar e a prática educativa. Conhecimento das questões interdisciplinares e metodológicas do processo de aprendizagem e do processo avaliativo da prática pedagógica.

 

  1. OBJETIVO

Conhecer a prática pedagógica do professor através de visita ao campo profissional, buscando identificar as relações que permeiam o cotidiano escolar, relacionando com a metodologia, a proposta pedagógica do professor, o modelo de aula e a avaliação do processo de aprendizagem.

 

  1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- A interdisciplinaridade na prática pedagógica.

- A atuação do professor como elemento mediador do processo ensino-aprendizagem

- A aula como espaço de criação e construção de conhecimentos.

- As relações interativas em sala de aula

- Avaliação processo construtivo ou reprodutivo

 

  1. METODOLOGIA

Serão realizadas visitas às Instituições e Sistemas de Ensino, na perspectiva de aprendizagem da profissão docente, observando a prática e relacionando-a as construções teóricas. Elaboração e apresentação do Relatório da visita. A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.

 

  1. AVALIAÇÃO

A avaliação se dará através do envolvimento dos alunos no processo de inserção na realidade escolar, bem como a participação do acadêmico na construção e apresentação do Relatório em Seminário.  A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 1998.
MARCHESI, Alvaro.
O bem estar dos professores: competências, emoções e valores. Porto Alegre: Artmed, 2008.
ROMAO, Jose Eustáquio.
Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. 3.ed São Paulo: Cortez, 2001.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALVES, Nilda. Formação de Professores. Pensar e Fazer. 5ed. São Paulo: Cortez, 1999.
LUCKESI, Cipriano Carlos.
Avaliação da aprendizagem escolar. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
NÓVOA, António (Org.).
Vidas de professores. 2. ed. Portugal: Porto, 2007.
SACRISTÁN, Gimeno J.
Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000.

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998