DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: PROJETO INTEGRADOR II - PEDAGOGIA Código: 70-1071 Carga Horária: 60h (Teórica: 30h) (Prática: 30h) Nº de Créditos: 3
1. EMENTA: Desenvolvimento e apresentação de projeto interdisciplinar, envolvendo as diferentes disciplinas do Curso de Pedagogia. Inserção do acadêmico no ambiente de formação profissional, introduzindo conceitos e metodologias para o desenvolvimento de um estudo integrador e interdisciplinar.
2. OBJETIVOS: Desenvolver competências e habilidades em educação, de modo inovador, científico, empreendedor e interdisciplinar, permitindo a integração teoria-prática, o trabalho em equipe e o aprendizado autônomo, bem como, a construção de uma visão sistêmica à problematização e contextualização de problemas reais do cotidiano educacional. Objetiva-se, ainda, compreender o papel do pedagogo frente às realidades educacionais, sua atuação teórica e prática nos diferentes contextos educacionais e a sua importância enquanto agente transformador das realidades sociais dos sujeitos.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES: Os conteúdos curriculares desta disciplina são elaborados por demanda a cada nova edição, em função do caráter dinâmico relacionado ao objetivo a que ela se propõe com a integração de conteúdos curriculares das diferentes disciplinas ministradas no Curso de Pedagogia.
4. METODOLOGIA: O Projeto Integrador II será desenvolvido por meio da integração e aplicação teórica e prática de conteúdos das áreas de:
A temática será definida pelo corpo docente das disciplinas supracitadas juntamente com o Núcleo Docente Estruturante do curso em semestre anterior ao desenvolvimento do Projeto Integrador II. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 60 horas previstas nesta disciplina, constam 30 horas de atividades teóricas e 30h de atividades práticas, em caráter extensionista. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.
5. AVALIAÇÃO: Em consonância ao Manual do Projeto Integrador dos Cursos de Graduação da URI – Modalidade Presencial (Resolução nº 2822/CUN/2020 da URI), o Coordenador de Projeto Integrador e o Professor de Projeto Integrador deverão adequar o processo de avaliação à proposta de cada semestre.
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6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA DEMO, Pedro. Educação hoje: 'novas' tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo: Atlas, 2009. MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de aprendizagem. São Paulo, EPU, 1999. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 2.ed. São Paulo: Libertad, 2002.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortês, 2006. POZO, Juan Ignacio. Aprendizes e Mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002. RESENDE, Lucia Maria Gonçalves de; VEIGA, Ilma Passos Alencastro ((org.)). Escola: espaço político e pedagógico. 5 ed. Campinas: Papirus, 2001. SACRISTÁN, Gimeno J. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000. SMOLE, Katia Cristina Stocco. DINIZ, M. I. (orgs.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.
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