DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: AVALIAÇÃO ESCOLAR I Código: 70-1072 Carga Horária: 40 (30 presencial + 10 TDE) Número de Créditos: 02 1. EMENTA: Estudo da avaliação escolar e seus níveis como instrumentos indispensáveis para o planejamento e acompanhamento das ações educativas. As diferentes concepções da avaliação e suas manifestações na prática.
2. OBJETIVO: Compreender os conceitos de Avaliação da Aprendizagem, Avaliação Institucional e Avaliação de Larga Escala, reconhecendo a importância da relação entre esses três níveis.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES: - Avaliação da aprendizagem. - Avaliação Institucional e a gestão escolar. - Avaliação de larga escala e desempenho. - Avaliação Quantitativa x Qualitativa. - Procedimentos e instrumentos da avaliação da aprendizagem.
4. METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.
5. AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
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6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA LUCK, Heloísa. Perspectivas da avaliação institucional da escola. Petrópolis: Vozes, 2012. HOFFMANN, Jussara. O Jogo do contrário em Avaliação. Porto Alegre. Mediações, 2005. LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2010.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BONAMINO, Alicia; SOUSA, Sandra Zákia. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 2, p. 373-388, 2012. SOBRINHO, José Dias; BALZAN, Newton César (Org.). Avaliação institucional: teoria e experiências. São Paulo: Cortez, 1995. 180 p. FREITAS, Luiz Carlos de et al. Avaliação Educacional: Caminhando pela contra mão. 3. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2011. SILVA, Janssen Felipe da; HOFFMANN, Jussara; ESTEBAN, Maria Teresa ((Org.)). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. 2. ed Porto Alegre: Mediação, 2004c. 107 p. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. 3.ed São Paulo: Sextante, 2003.
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