Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: AVALIAÇÃO ESCOLAR I

Código:  70-1072

Carga Horária: 40 (30 presencial + 10 TDE)

Número de Créditos: 02

1. EMENTA:

Estudo da avaliação escolar e seus níveis como instrumentos indispensáveis para o planejamento e acompanhamento das ações educativas. As diferentes concepções da avaliação e suas manifestações na prática.

 

2. OBJETIVO:

Compreender os conceitos de Avaliação da Aprendizagem, Avaliação Institucional e Avaliação de Larga Escala, reconhecendo a importância da relação entre esses três níveis.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

- Avaliação da aprendizagem.

- Avaliação Institucional e a gestão escolar.

- Avaliação de larga escala e desempenho.

- Avaliação Quantitativa x Qualitativa.

- Procedimentos e instrumentos da avaliação da aprendizagem.

 

4. METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

LUCK, Heloísa. Perspectivas da avaliação institucional da escola. Petrópolis: Vozes, 2012.

HOFFMANN, Jussara. O Jogo do contrário em Avaliação. Porto Alegre. Mediações, 2005.

LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2010.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BONAMINO, Alicia; SOUSA, Sandra Zákia. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 2, p. 373-388, 2012.

SOBRINHO, José Dias; BALZAN, Newton César (Org.). Avaliação institucional: teoria e experiências. São Paulo: Cortez, 1995. 180 p. 

FREITAS, Luiz Carlos de et al. Avaliação Educacional: Caminhando pela contra mão3. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

SILVA, Janssen Felipe da; HOFFMANN, Jussara; ESTEBAN, Maria Teresa ((Org.)). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. 2. ed Porto Alegre: Mediação, 2004c. 107 p.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. 3.ed São Paulo: Sextante, 2003.