Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: DIDÁTICA GERAL

Código:  70-1073

Carga Horária: 40 (30 presencial + 10 TDE)

Número de Créditos: 02

 

1. EMENTA:

Estudo das tendências pedagógicas e epistemológicas do fazer docente. Formação do professor e suas relações com a concepção metodológica da ação docente. Planejamento e avaliação da prática pedagógica.

 

2. OBJETIVO:

Estudar as tendências pedagógicas e epistemológicas e sua relação com a formação do professor, buscando compreender a docência como elemento fundante da profissão docente e como espaço de construção da aula em todas as suas dimensões.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

  1. Tendências Pedagógicas e Epistemológicas e sua relação com a Formação do Professor
  2. A docência como elemento fundante da profissão docente
    1. A interdisciplinaridade na construção da prática pedagógica docente
  3. A aula e suas dimensões
    1. Como processo de planejamento
    2. Como expressão da prática
    3. Como espaço de criação e construção
    4. Como espaço colaborativo
    5. Como princípio de pesquisa
  4. A avaliação da aprendizagem escolar
    1. O ato de avaliar como processo emancipatório

 

4. METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

LIBANEO, José Carlos. Didática. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas - SP: Autores Associados, 2007.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. (Org.). O que é interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2008.

IMBERNÓN. Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. Ed, São Paulo: Cortez, 2011.

LIBÂNEO, Jose Carlos. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico social dos conteúdos. 13.ed. São Paulo, Ed. Loyola, 1995.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e formação profissional. 4.Ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2002.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Org). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas - SP: Papirus, 2008.