DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: DIDÁTICA GERAL Código: 70-1073 Carga Horária: 40 (30 presencial + 10 TDE) Número de Créditos: 02
1. EMENTA: Estudo das tendências pedagógicas e epistemológicas do fazer docente. Formação do professor e suas relações com a concepção metodológica da ação docente. Planejamento e avaliação da prática pedagógica.
2. OBJETIVO: Estudar as tendências pedagógicas e epistemológicas e sua relação com a formação do professor, buscando compreender a docência como elemento fundante da profissão docente e como espaço de construção da aula em todas as suas dimensões.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES:
4. METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.
5. AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
|
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA LIBANEO, José Carlos. Didática. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2013. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011. SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas - SP: Autores Associados, 2007.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. (Org.). O que é interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2008. IMBERNÓN. Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. Ed, São Paulo: Cortez, 2011. LIBÂNEO, Jose Carlos. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico social dos conteúdos. 13.ed. São Paulo, Ed. Loyola, 1995. TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e formação profissional. 4.Ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2002. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Org). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas - SP: Papirus, 2008.
|