Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: TEORIAS DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO

Código: 70-222

Carga Horária: 60H

Número De Créditos: 04

 

1. EMENTA:

Interpretação filosófica do conhecimento. Correntes do conhecimento. A educação e a produção do conhecimento.

 

2. OBJETIVOS:

Estudar as teorias do conhecimento e as correntes que o estudam, a fim de conhecer as relações estabelecidas na produção do conhecimento.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

3.1 teorias do Conhecimento: conceitos, objetos de estudos, relação com a filosofia e com a educação

3.2 Ceticismo e Dogmatismo quanto à possibilidade de construção do conhecimento e suas relações com o Subjetivismo, Relativismo, Criticismo e Pragmatismo.

3.3 As teorias quanto a origem do conhecimento: Apriorismo, Empirismo, Interacionismo. Inatismo e Racionalismo.

3.4 Crítica ao modelo ótico/especular do conhecimento.

3.5 Epistemologia genética, quanto à origem do conhecimento.

3.6 O conhecimento em sua estrutura comunicativa.

3.7 A complexidade como problema epistemológico.

 

4. METODOLOGIA:

A condução metodológica da Disciplina será pautada por concepções epistemológicas contemporâneas e concretizada através de exposição dialogada de temas básicos, leitura orientada de obras e textos, seminários sobre temas específicos, elaboração de resenhas etc.

 

5. AVALIAÇÃO:

A avaliação será pautada pelos critérios constantes do regimento e pelos critérios expressos nos objetivos e compatíveis com a metodologia da Disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 3.ed. Rio de Janeiro : Francisco Alves, 1992.

HESSEN, Johannes. Teoria do Conhecimento. 2.ed. São Paulo : Martins Fontes, 2003.

SAVIANI, Dermeval. Epistemologia e teorias da educação no Brasil. IN.: Rev. Pró-Posições – Fac. Educação UNICAMP, Campinas-SP, v.18, n.1, jan/abr, 2007. P. 15-27.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. 13.ed. Petrópolis : Vozes, 2004.

DEMO, Pedro. Conhecer & aprender: sabedoria dos limites e desafios. Porto Alegre :Artmed, 2000.

BECKER, Fernando. Educação e construção do Conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SAVIANI. Dermeval. Escola e Democracia. 42.ed. Campinas-SP : Autores Associados, 2012.

GARCÍA, Rolando. O Conhecimento em construção: das formulações de Jean Piaget a teoria de sistemas complexos. Porto Alegre: ArtMed, 2002.