Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Código: 70-223

Carga Horária: 60H

Número De Créditos: 04

 

1. EMENTA:

Estuda a relação entre aprendizagem e desenvolvimento; as principais abordagens do desenvolvimento da criança; os princípios evolutivos relativos às crianças; questões relacionadas à infância, a adolescência e vida adulta

 

2. OBJETIVOS:

Identificar os princípios básicos das diferentes abordagens teóricas que explicam o desenvolvimento em todas as idades, analisando as transformações físicas, emocionais do desenvolvimento humano e seus efeitos psicossociais e relacioná-los com à prática educativa no contexto escolar e familiar

 

3. CONTEÚDOS:

3.1 Introdução à Psicologia Evolutiva:

3.2 Ênfase na Psicologia do Desenvolvimento Normal; (principais teorias na Psicologia do Desenvolvimento).

3.3 O primeiro ano de vida; desenvolvimento psicomotor, cognitivo e emocional.

3.4 A criança pré-escolar; desenvolvimento da linguagem, cognitivo e emocional; interações familiares.

3.5 A criança escolar; desenvolvimento cognitivo, emocional e social; o papel da família, da escola e do brinquedo na socialização da criança. Adaptação escolar.

3.6 A adolescência e a vida adulta transformações existentes no campo emocional, cognitivo e físico.

3.7 Transtornos do desenvolvimento: TDAH, fobia, depressão, ansiedade, distúrbios psicossomáticos.

 

4. METODOLOGIA:

- Aula expositiva (retroprojetor, quadro-negro, giz);

- Seleção de filmes para discussão;

- Coordenação das discussões dos filmes e dos seminários teóricos;

- Apresentação de trabalhos;

- Realização de trabalhos em grupos.

 

5. AVALIAÇÃO:

- Será realizada por meio de:

- Provas individuais, em dupla ou grupo;

- Trabalhos realizados em aula.

 

BIBLIOGRAFIA

 

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

PAPALIA, Diane E; OLDS, Sally Wedkos. Desenvolvimento humano. 12. ed. Porto Alegre: Grupo A, 2013.

BEE, Helen. O ciclo vital. Porto Alegre: Grupo A, 1997.

CORIA-SABINI, Maria Aparecida. Psicologia do desenvolvimento. 2. ed. São Paulo: Ática, 2004.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

DOLTO, Francois. As etapas decisivas da infância. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 14. ed. São Paulo: Livraria Saraiva, 2008.

BIAGGIO, Angela Maria Brasil. Psicologia do Desenvolvimento. Editora Vozes, 2011

PILETTI Nelson ; ROSSATO, Solange Marques ; ROSSATTO, Giovanio. Psicologia do Desenvolvimento. Editora Contexto, 2014 .

SAMPAIO, Simaia. Dificuldades de aprendizagem: a psicopedagogia na relação sujeito, família e escola. 3. ed. Rio de Janeiro: WAK, 2011.