DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Código: 70-223 Carga Horária: 60H Número De Créditos: 04
1. EMENTA: Estuda a relação entre aprendizagem e desenvolvimento; as principais abordagens do desenvolvimento da criança; os princípios evolutivos relativos às crianças; questões relacionadas à infância, a adolescência e vida adulta
2. OBJETIVOS: Identificar os princípios básicos das diferentes abordagens teóricas que explicam o desenvolvimento em todas as idades, analisando as transformações físicas, emocionais do desenvolvimento humano e seus efeitos psicossociais e relacioná-los com à prática educativa no contexto escolar e familiar
3. CONTEÚDOS: 3.1 Introdução à Psicologia Evolutiva: 3.2 Ênfase na Psicologia do Desenvolvimento Normal; (principais teorias na Psicologia do Desenvolvimento). 3.3 O primeiro ano de vida; desenvolvimento psicomotor, cognitivo e emocional. 3.4 A criança pré-escolar; desenvolvimento da linguagem, cognitivo e emocional; interações familiares. 3.5 A criança escolar; desenvolvimento cognitivo, emocional e social; o papel da família, da escola e do brinquedo na socialização da criança. Adaptação escolar. 3.6 A adolescência e a vida adulta transformações existentes no campo emocional, cognitivo e físico. 3.7 Transtornos do desenvolvimento: TDAH, fobia, depressão, ansiedade, distúrbios psicossomáticos. 4. METODOLOGIA: - Aula expositiva (retroprojetor, quadro-negro, giz); - Seleção de filmes para discussão; - Coordenação das discussões dos filmes e dos seminários teóricos; - Apresentação de trabalhos; - Realização de trabalhos em grupos. 5. AVALIAÇÃO: - Será realizada por meio de: - Provas individuais, em dupla ou grupo; - Trabalhos realizados em aula.
|
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: PAPALIA, Diane E; OLDS, Sally Wedkos. Desenvolvimento humano. 12. ed. Porto Alegre: Grupo A, 2013. BEE, Helen. O ciclo vital. Porto Alegre: Grupo A, 1997. CORIA-SABINI, Maria Aparecida. Psicologia do desenvolvimento. 2. ed. São Paulo: Ática, 2004.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: DOLTO, Francois. As etapas decisivas da infância. São Paulo: Martins Fontes, 1999. BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 14. ed. São Paulo: Livraria Saraiva, 2008. BIAGGIO, Angela Maria Brasil. Psicologia do Desenvolvimento. Editora Vozes, 2011 PILETTI Nelson ; ROSSATO, Solange Marques ; ROSSATTO, Giovanio. Psicologia do Desenvolvimento. Editora Contexto, 2014 . SAMPAIO, Simaia. Dificuldades de aprendizagem: a psicopedagogia na relação sujeito, família e escola. 3. ed. Rio de Janeiro: WAK, 2011.
|