Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Código: 70-224

Carga Horária: 60H

Número De Créditos: 04

 

1. EMENTA:

Teorias da aprendizagem e suas relações com os processos de ensinar e aprender

 

2. OBJETIVOS:

- Identificar e compreender as teorias da aprendizagem e suas relações com a educação.

- Compreender os processos cognitivos e suas inter-relações com as outras dimensões do aprender.

- Instrumentalizar os alunos para pensar o cotidiano escolar à luz das teorias da aprendizagem.

- Abordar as questões clássicas da Psicologia da Aprendizagem (desejo, retenção, entre outras) sob prisma dos conceitos de práxis e aprendizagem significativa.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

3.1 Conceituação básica do processo de ensinar e aprender;

3.2 Abordagens do processo de ensinar e aprender: implicações na prática educativa;

3.3 Teorias do condicionamento e sua aplicação no processo ensinar e aprender;

3.4 Teorias psicogenéticas da construção do conhecimento;

3.5 Teoria das Inteligências Múltiplas;

3.6 Teorias Sócio Cultural e Verbal Significativa  

3.7 Contribuições da Neurociências para o processo do ensinar e do aprender;

 

4. METODOLOGIA:

Explicações, questionamentos, discussão, dramatização, mapas conceituais, cartaz, filme, seminário, com objetivo de construção do conhecimento para ação.

 

5. AVALIAÇÃO:

Explicações, questionamentos, discussão, dramatização, mapas conceituais, cartaz, filme, seminário, com objetivo de construção do conhecimento para ação.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de Aprendizagem.  1999 . Editoras E.P.U.

PILETTI, Nelson ; ROSSATO, Solange Marques . Psicologia da Aprendizagem. Da Teoria do Condicionamento ao Construtivismo. 2011, Editora contexto

FERNANDEZ, Alicia. O Saber em jogo: a psicopedagogia propiciando autorias de pensamento. Porto Alegre: ArtMed, 2001.

 

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BÖCK, Vivien Rose. Motivação para aprender e motivação para ensinar: reencantado a escola. Porto Alegre, RS: Cape, 2008.

Teorias contempora^neas da aprendizagem [recurso eletro^nico] / Organizador, Knud Illeris ; traduc¸a~o: Ronaldo Cataldo Costa ; revisa~o te´cnica: Francisco Silva Cavalcante Junior. – Dados eletro^nicos. – Porto Alegre : Penso, 2013.

LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloísa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

FOULIN, Jean-Noel; MOUCHON, Serge. Psicologia da educação. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

LEFRANÇOIS, Guy R. Teoria da Aprendizagem: O que o Professor Disse. 2016. Editora Cengage