DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: Fundamentos da Pedagogia Código: 70-741 Carga Horária: 30h Número de Créditos: 02 Pré-requisitos:
1. EMENTA Estudo do Projeto Político-Pedagógico do Curso. Conhecimento, Identidade e Histórico da Pedagogia
2. OBJETIVOS - Possibilitar aos acadêmicos iniciantes a discussão e o debate sobre a pedagogia como campo de conhecimento e espaço de atuação profissional. - Conhecer os princípios fundamentais que regem a pedagogia e quais os fundamentos pedagógicos, políticos e epistemológicos que a sustentam.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES - Projeto Político-Pedagógico do curso de Pedagogia da URI. - Acessibilidade no Curso de Pedagogia - Histórico da Pedagogia no Brasil.
4. METODOLOGIA As aulas serão desenvolvidas de forma dialógica, a partir de discussão de textos, seminários, pesquisas, estudos individuais e em grupo.
5. AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina será feita a partir da apresentação de uma resenha, de um trabalho individual em sala de aula e de uma prova.
|
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Unesp, 1999. TARDIF, Maurice. A pedagogia: teorias e práticas da antiguidade aos nossos dias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Pedagogia, ciência da educação? 6. Ed São Paulo: Cortez, 2011.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: GAUTHIER, C. et. al. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí-RS: UNIJUÍ, 1998. LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? 4.ed, São Paulo: Cortez, 2011. MARQUES, Mário Osório. Pedagogia. A ciência do educador. 3. Ed. Ijuí-RS: Unijuí, 2006. MCLAREN, Peter. A vida nas escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. 2.ed Porto Alegre: ArtMed, 1997. 353 p SILVA, Carmem S. B. da. O curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. Campinas: Autores Associados, 1999 |