Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: Fundamentos da Pedagogia

Código: 70-741

Carga Horária: 30h

Número de Créditos: 02

Pré-requisitos:

 

 

1. EMENTA

Estudo do Projeto Político-Pedagógico do Curso. Conhecimento, Identidade e Histórico da Pedagogia

 

 

2. OBJETIVOS

- Possibilitar aos acadêmicos iniciantes a discussão e o debate sobre a pedagogia como campo de conhecimento e espaço de atuação profissional.

- Conhecer os princípios fundamentais que regem a pedagogia e quais os fundamentos pedagógicos, políticos e epistemológicos que a sustentam.

 

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

- Projeto Político-Pedagógico do curso de Pedagogia da URI.

- Acessibilidade no Curso de Pedagogia

- Histórico da Pedagogia no Brasil.

 

 

4. METODOLOGIA

As aulas serão desenvolvidas de forma dialógica, a partir de discussão de textos, seminários, pesquisas, estudos individuais e em grupo.

 

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será feita a partir da apresentação de uma resenha, de um trabalho individual em sala de aula e de uma prova.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Unesp, 1999.

TARDIF, Maurice. A pedagogia: teorias e práticas da antiguidade aos nossos dias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Pedagogia, ciência da educação? 6. Ed São Paulo: Cortez, 2011.

 

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

GAUTHIER, C. et. al. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí-RS: UNIJUÍ, 1998.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? 4.ed, São Paulo: Cortez, 2011.

MARQUES, Mário Osório. Pedagogia. A ciência do educador. 3. Ed. Ijuí-RS: Unijuí, 2006.

MCLAREN, Peter. A vida nas escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. 2.ed Porto Alegre: ArtMed, 1997. 353 p

SILVA, Carmem S. B. da. O curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. Campinas: Autores Associados, 1999