Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: CUIDAR E EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Código: 70-752

Carga Horária: 30h                

Número De Créditos: 02

 

1. EMENTA:

O processo de construção do conhecimento, mediado pela atuação do pedagogo, identificando as relações e interfaces do cuidar e educar na educação infantil. Conhecimento do agir pedagógico e suas reais necessidades na primeira infância.

 

2. OBJETIVOS:

- Compreender a construção social do conceito de infância, a política do atendimento à criança no Brasil e as políticas educacionais para a criança de 0 a 6 anos, aplicando o referencial teórico na análise da práxis pedagógica, identificando as relações, aproximações e distâncias entre as noções de cuidar e educar.

- Compreender criticamente a história das políticas de atendimento à criança no Brasil a partir das diretrizes do MEC para a Educação Infantil e de outros órgãos atuantes nesse campo da infância.

- Compreender sobre as relações e interfaces do cuidar e educar na educação infantil.

- Exercitar a reflexão sobre diferentes situações educacionais presentes na educação infantil, buscando superar o senso comum a partir da articulação entre teoria e prática.

 

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Construção Social do Conceito de Primeira Infância

Dimensões sobre as relações e interfaces dos Cuidar e do Educar na Educação Infantil

A práxis pedagógica do professor na Educação Infantil

Tríade: Pais, Educadores e Crianças

 

4. METODOLOGIA:

Identificar a relação teórica e prática da Educação Infantil, realizando visitas à Instituições, colhendo informações do ambiente escolar, observando, entrevistando, assistindo aulas, participando das

atividades pedagógicas, reconhecendo assim, as relações e interfaces do cuidar e do educar.

Elaboração e apresentação do relatório de visita.

 

5. AVALIAÇÃO:

A avaliação se dará através do envolvimento dos alunos no processo de reconhecimento da realidade escolar, bem como a participação do acadêmico na construção e apresentação do relatório em seminário.

 

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

CRAIDY E KAERCHER. Educação Infantil. Pra que te quero. Porto Alegre. 2001.

DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade na Educação Infantil da Primeira Infância: Perspectivas Pós-Modernas. Porto Alegre: Artmed 2003.

OLIVEIRA, Zilma Ramos. Educação Infantil: fundamentos e métodos.São Paulo, Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação).

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

FERREIRA, Maria Clotilde Rossetti. Fazeres na Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2003.

GUIMARÃES, C. M. (org.) Perspectivas para a Educação Infantil. São Paulo: Junqueira e Martins, 2005.

KRAMER, S. Profissionais da Educação Infantil: Gestão e Formação. São Paulo: Ática, 2005.

MACHADO, Maria Lúcia de A. (org.) Encontros e Desencontros em Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2002.

ZABALZA, Miguel A. Qualidade em educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998.