DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: CUIDAR E EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL Código: 70-752 Carga Horária: 30h Número De Créditos: 02
1. EMENTA: O processo de construção do conhecimento, mediado pela atuação do pedagogo, identificando as relações e interfaces do cuidar e educar na educação infantil. Conhecimento do agir pedagógico e suas reais necessidades na primeira infância.
2. OBJETIVOS: - Compreender a construção social do conceito de infância, a política do atendimento à criança no Brasil e as políticas educacionais para a criança de 0 a 6 anos, aplicando o referencial teórico na análise da práxis pedagógica, identificando as relações, aproximações e distâncias entre as noções de cuidar e educar. - Compreender criticamente a história das políticas de atendimento à criança no Brasil a partir das diretrizes do MEC para a Educação Infantil e de outros órgãos atuantes nesse campo da infância. - Compreender sobre as relações e interfaces do cuidar e educar na educação infantil. - Exercitar a reflexão sobre diferentes situações educacionais presentes na educação infantil, buscando superar o senso comum a partir da articulação entre teoria e prática.
3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Construção Social do Conceito de Primeira Infância Dimensões sobre as relações e interfaces dos Cuidar e do Educar na Educação Infantil A práxis pedagógica do professor na Educação Infantil Tríade: Pais, Educadores e Crianças
4. METODOLOGIA: Identificar a relação teórica e prática da Educação Infantil, realizando visitas à Instituições, colhendo informações do ambiente escolar, observando, entrevistando, assistindo aulas, participando das atividades pedagógicas, reconhecendo assim, as relações e interfaces do cuidar e do educar. Elaboração e apresentação do relatório de visita.
5. AVALIAÇÃO: A avaliação se dará através do envolvimento dos alunos no processo de reconhecimento da realidade escolar, bem como a participação do acadêmico na construção e apresentação do relatório em seminário.
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CRAIDY E KAERCHER. Educação Infantil. Pra que te quero. Porto Alegre. 2001. DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade na Educação Infantil da Primeira Infância: Perspectivas Pós-Modernas. Porto Alegre: Artmed 2003. OLIVEIRA, Zilma Ramos. Educação Infantil: fundamentos e métodos.São Paulo, Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação).
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: FERREIRA, Maria Clotilde Rossetti. Fazeres na Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2003. GUIMARÃES, C. M. (org.) Perspectivas para a Educação Infantil. São Paulo: Junqueira e Martins, 2005. KRAMER, S. Profissionais da Educação Infantil: Gestão e Formação. São Paulo: Ática, 2005. MACHADO, Maria Lúcia de A. (org.) Encontros e Desencontros em Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2002. ZABALZA, Miguel A. Qualidade em educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998.
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