Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Humanas

Disciplina: TCC PED A

Código: 70-903

  CARGA HORÁRIA: 30h

  CRÉDITOS: 02

 

 

EMENTA

 

A pesquisa científica e sua aplicação para a realidade educacional. Elementos que compõem o projeto de Trabalho de conclusão de Conclusão do Curso. O trabalho de campo na pesquisa educacional.

 

OBJETIVO

 

Trabalhar o projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, visando à transposição dialética entre teoria e prática pedagógica, buscando compreender o processo de construção científica da pesquisa e sua diversidade metodológica.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  • Desenvolver uma pesquisa acadêmica, a fim de aprofundar o tema escolhido numa abordagem científica;
  • Auxiliar na busca do conhecimento científico, a fim de desenvolver uma pesquisa acadêmica;

 

  • Planejar o projeto final de conclusão do curso, a fim de elaborar uma pesquisa relacionada a um determinado assunto.

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Pesquisa Científica.

Construção do Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso.

O trabalho de campo como forma de descoberta e criação. Investigação e metodologia na coleta e tratamento dos dados.

 

 

METODOLOGIA

 

Aula  teórico-prática.  Leitura,  interpretação  de  textos.  Construção  do  projeto  de  Trabalho  de Conclusão de Curso.

 

 

AVALIAÇÃO

 

Observação  permanente  da  participação  e  atuação  no  processo  de  construção  do  projeto  de Monografia de Conclusão de Curso. Apresentação do projeto de Trabalho de Conclusão de Curso.

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social. Teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2009.

PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da pesquisa abordagem teórico-prática. 17 ed. São Paulo: Papirus, 2013.

 

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ANDRÉ, Marli E. D. A. (org.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Paulo: Papirus, 2001.

LEHFELD, Neide A. de S.; BARROS, Aidil de J. P. de. Projeto de Pesquisa: propostas metodológicas. 15 ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 1990.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber. Manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Artmed; Minas Gerais: UFMG, 1999.

PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da pesquisa abordagem teórico-prática. 17 ed. São Paulo: Papirus, 2013.