Departamento de Ciências HumanasDisciplina: TCC PED ACódigo: 70-903CARGA HORÁRIA: 30h CRÉDITOS: 02
EMENTA
A pesquisa científica e sua aplicação para a realidade educacional. Elementos que compõem o projeto de Trabalho de conclusão de Conclusão do Curso. O trabalho de campo na pesquisa educacional.
OBJETIVO
Trabalhar o projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, visando à transposição dialética entre teoria e prática pedagógica, buscando compreender o processo de construção científica da pesquisa e sua diversidade metodológica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Pesquisa Científica. Construção do Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso. O trabalho de campo como forma de descoberta e criação. Investigação e metodologia na coleta e tratamento dos dados.
METODOLOGIA
Aula teórico-prática. Leitura, interpretação de textos. Construção do projeto de Trabalho de Conclusão de Curso.
AVALIAÇÃO
Observação permanente da participação e atuação no processo de construção do projeto de Monografia de Conclusão de Curso. Apresentação do projeto de Trabalho de Conclusão de Curso. |
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010. MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social. Teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2009. PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da pesquisa abordagem teórico-prática. 17 ed. São Paulo: Papirus, 2013.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ANDRÉ, Marli E. D. A. (org.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Paulo: Papirus, 2001. LEHFELD, Neide A. de S.; BARROS, Aidil de J. P. de. Projeto de Pesquisa: propostas metodológicas. 15 ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 1990. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber. Manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Artmed; Minas Gerais: UFMG, 1999. PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da pesquisa abordagem teórico-prática. 17 ed. São Paulo: Papirus, 2013.
|