Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: TCC PED B

Código: 70-904

Carga Horária: 30h

Número de Créditos: 02

 

1. EMENTA:

Elaboração e desenvolvimento da pesquisa. Análise e interpretação da pesquisa. Relatório da monografia de Conclusão de Curso. Exposição e apresentação de Relatório de Pesquisa.

 

2. OBJETIVO:

Instrumentalizar o aluno no tratamento, análise e exposição dos dados de investigação para melhor captar o espírito científico da pesquisa como forma de compreensão e intervenção na realidade educacional.

 

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Desenvolver uma pesquisa acadêmica, a fim de aprofundar o tema escolhido numa abordagem científica;

- Auxiliar na busca do conhecimento científico, a fim de desenvolver uma pesquisa acadêmica;

- Planejar o projeto final de conclusão do curso, a fim de elaborar uma pesquisa relacionada a um determinado assunto.

 

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Relatório de Pesquisa

Monografia de Conclusão de Curso.

Redação científica da pesquisa.

Exposição e interpretação dos símbolos, gráficos, tabelas, quadros e figuras.

Análise interpretativa de dados em pesquisa qualitativa.

Apresentação de Relatório de Pesquisa.

 

5. METODOLOGIA:

Aula teórico-prática. Leitura, interpretação de textos. Construção e apresentação do relatório da Monografia.

 

6. AVALIAÇÃO:

Observação permanente da participação e atuação do aluno no processo de construção e desenvolvimento do relatório da Monografia. Apresentação em banca da Monografia de Conclusão de Curso.

 

BIBLIOGRAFIA

7. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 5ed. São Paulo: Cortez, 2001.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber. Manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Artmed; Minas Gerais: UFMG, 1999.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.) Pesquisa social. Teoria, método e criatividade. 5ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 1996.

 

8. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ANDRÉ, Marli E. D. A. (org.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Paulo: Papirus, 2001.

LEHFELD, Neide A. de S.; BARROS, Aidil de J. P. de. Projeto de Pesquisa: propostas metodológicas. 12ed. Petrópolis–RJ: Vozes, 2001.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação:

abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da pesquisa

abordagem teórico-prática. 8ed. São Paulo: Papirus, 2002.

PETRY, João. Pesquisa: um jeito curioso e problematizador para construir conhecimento. São Miguel do Oeste: UNOESC, 2002.