DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: TCC PED B Código: 70-904 Carga Horária: 30h Número de Créditos: 02
1. EMENTA: Elaboração e desenvolvimento da pesquisa. Análise e interpretação da pesquisa. Relatório da monografia de Conclusão de Curso. Exposição e apresentação de Relatório de Pesquisa.
2. OBJETIVO: Instrumentalizar o aluno no tratamento, análise e exposição dos dados de investigação para melhor captar o espírito científico da pesquisa como forma de compreensão e intervenção na realidade educacional.
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Desenvolver uma pesquisa acadêmica, a fim de aprofundar o tema escolhido numa abordagem científica; - Auxiliar na busca do conhecimento científico, a fim de desenvolver uma pesquisa acadêmica; - Planejar o projeto final de conclusão do curso, a fim de elaborar uma pesquisa relacionada a um determinado assunto.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Relatório de Pesquisa Monografia de Conclusão de Curso. Redação científica da pesquisa. Exposição e interpretação dos símbolos, gráficos, tabelas, quadros e figuras. Análise interpretativa de dados em pesquisa qualitativa. Apresentação de Relatório de Pesquisa.
5. METODOLOGIA: Aula teórico-prática. Leitura, interpretação de textos. Construção e apresentação do relatório da Monografia.
6. AVALIAÇÃO: Observação permanente da participação e atuação do aluno no processo de construção e desenvolvimento do relatório da Monografia. Apresentação em banca da Monografia de Conclusão de Curso.
|
7. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 5ed. São Paulo: Cortez, 2001. LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber. Manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Artmed; Minas Gerais: UFMG, 1999. MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.) Pesquisa social. Teoria, método e criatividade. 5ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 1996.
8. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ANDRÉ, Marli E. D. A. (org.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Paulo: Papirus, 2001. LEHFELD, Neide A. de S.; BARROS, Aidil de J. P. de. Projeto de Pesquisa: propostas metodológicas. 12ed. Petrópolis–RJ: Vozes, 2001. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da pesquisa abordagem teórico-prática. 8ed. São Paulo: Papirus, 2002. PETRY, João. Pesquisa: um jeito curioso e problematizador para construir conhecimento. São Miguel do Oeste: UNOESC, 2002. |