DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: Tecnologias digitais de informação e comunicação na educação Código: 70-906 Carga Horária: 30h Número de Créditos: 02 Pré-requisitos:
1. EMENTA Introdução ao estudo da educação e das tecnologias. Compreensão do conceito tecnologia e tecnologias digitais. Contexto Cibercultural e formação de professores.
2. OBJETIVOS Construir conhecimento acerca das Tecnologias Digitais da Comunicação e da Educação, abordando referenciais que oportunizem saberes para a formação de professores acerca do tema em relação a educação.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES - Referenciais acerca da educação e das Tecnologias. - Tecnologias e Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação na escola - Formação de professores e Tecnologias - Cibercultura - Abordagens metodológicas com as TDIC.
4. METODOLOGIA As aulas serão teóricas, utilizando-se de diversas atividades de ensino e aprendizagem dentre elas: aulas expositivas e dialogadas, recursos audiovisuais, construção de mapas conceituais, leitura de livro texto, artigos e apresentação de seminários. Outras abordagens serão tratadas com dinâmicas de grupos e estudos individuais e atividades coletivas. Estudos e socializações das abordagens metodológicas que envolvem as tecnologias digitais da informação e da comunicação. Para tanto, além das pesquisas, serão oportunizadas construções de aulas envolvendo as tecnologias digitais para os diferentes segmentos da formação do professor. Ensino híbrido com aulas on line, com o uso de um repositório de aprendizagem em que é submetido ao discente texto, atividade a ser descrita com seus estudos pessoais e ou, vídeo aula.
5. AVALIAÇÃO O discente será avaliado por meio de provas teóricas e pelo desempenho nas demais atividades propostas como seminários, estudos dirigidos, análise de artigos científicos, discussões em sala e construções de atividades que envolvem o uso das tecnologias digitais em sala de aula.
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo, 34 1999. LEVY, Pierre. Qué es lo virtual?. Barcelona: Paidos, 1998. PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: ArtMed, 1994-2002. 210p.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR MORAES, Raquel de Almeida. Informática na Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. LOLLINI, Paolo. Didática e computador: quando e como a informática na escola. São Paulo: Loyola, 1991. CERUTTI, Elisabete; GIRAFFA, Lucia Maria Martins. Uma nova juventude chegou a universidade: e agora, professor. Curitiba: CRV, 2014. 94 p CERUTTI, Elisabete; DUARTE, Manoelle Silveira (Org.). Educação e tecnologias : decifrando caminhos na pesquisa e no ensino. Frederico Westphalen-RS: Ed. URI, c2015. 101 p. ISBN 9788577961443. (Acesso digital) RICHIT, Adriana (Organizadora). Tecnologias digitais em educação: perspectivas teóricas e metodológicas sobre formação e prática docente. Curitiba, PR: CRV, c2014. 163 p. ISBN 9788580429275.
|