DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: FTM de Música na Educação Código: 70-909 Carga Horária: 60h Número de Créditos: 04 Pré-requisitos:
1. EMENTA A história da música. Elementos da Música. A música e a interdisciplinaridade. Obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas da produção brasileira e de outros povos e países. Apreciação e criação musical.
2. OBJETIVOS - Conhecer a história da música e seus elementos para desenvolver a sensibilidade musical, a concentração, a coordenação motora, a socialização, a acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional contribuindo para a formação de seres humanos sensíveis, criativos e reflexivos. - Mostrar como a música pode contribuir com a aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo/linguístico, psicomotor e sócio afetivo da criança; - Oportunizar experiências musicais com ritmo, destreza, altura e intensidade; - Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais. - Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais
3. CONTEÚDOS CURRICULARES - História da música - Elementos da música: altura (graves ou agudos), duração (curtos ou longos), intensidade (fracos ou fortes) e timbre (característica que distingue e “personaliza” cada som). - Música e interdisciplinaridade no planejamento escolar - Obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas da produção brasileira e de outros povos e países. - Apreciação e criação musical
4. METODOLOGIA A metodologia de trabalho tem por base uma concepção de construção do conhecimento, utilizando-se de estratégias e métodos variados de ensino com vistas a atender a construção competente do conhecimento na linguagem musical, utilizando-se de: - aulas expositivo-dialogadas; - produções individuais e em grupos. - planejamento interdisciplinar Todas as modalidades terão como indicador o princípio da ação-reflexão-ação, habilitando a competência da linguagem artística para a relação teoria e prática.
5. AVALIAÇÃO A avaliação é formativa, sendo desenvolvida ao logo do semestre, visando construir conhecimentos, articulando saberes e possibilitando um processo teórico e prático. Será centrada na participação individual e coletiva do acadêmico, considerando a produção artística, a apreciação estética, a construção teórica e prática da linguagem da arte musical, envolvendo os saberes que fundamentam esse Ensino. Constituir-se-á num processo permanente de reflexão acerca do domínio das competências necessárias ao ato pedagógico de cuidar; educar e desenvolver a capacidade criadora dos educandos. Critérios: - Capacidade de sistematização dos conhecimentos. - Capacidade de análise crítica de situações artísticas. - Responsabilidade. - Participação em aula. - Construção artística - Busca e comprometimento.
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