DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: FTM de Artes Visuais na Educação Código: 70-911 Carga Horária: 60h Número de Créditos: 02 Pré-requisitos:
1. EMENTA A arte visual como expressão e comunicação dos indivíduos. Elementos básicos das formas artísticas. Produtores em arte. Diversidade das formas de arte e concepções estéticas da cultura regional, nacional e internacional: produções, reproduções e suas histórias. Artes visuais e a interdisciplinaridade no planejamento escolar.
2. OBJETIVOS - Conhecer a arte visual como geradora de conhecimentos dentro do contexto escolar, articuladora lúdica e no desenvolvimento perceptivo e cognitivo. – Explorar as possibilidades oferecidas pelos diversos materiais para o fazer artístico. – Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação. – Planejar vários segmentos motores como recortar, colar, encaixar, pintar, desenhar, alinhavar, amassar, abrir e fechar, amarrar e desamarrar e outros.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES - A arte visual como expressão e comunicação dos indivíduos; - Elementos básicos das formas artísticas, modos de articulação formal, técnicas, materiais e procedimentos na criação em arte; - Produtores em arte: vidas, épocas e produtos em conexões; - Diversidade das formas de arte e concepções estéticas da cultura regional, nacional e internacional: produções, reproduções e suas histórias; - Artes visuais e a interdisciplinaridade no planejamento escolar
4. METODOLOGIA A metodologia de trabalho tem por base uma concepção de construção do conhecimento, utilizando-se de estratégias e métodos variados de ensino com vistas a atender a construção competente do conhecimento na linguagem da arte visual, utilizando-se de: - aulas expositivo-dialogadas; - produções individuais e em grupos. - planejamento interdisciplinar Todas as modalidades terão como indicador o princípio da ação-reflexão-ação, habilitando a competência da linguagem artística para a relação teoria e prática.
5. AVALIAÇÃO A avaliação é formativa, sendo desenvolvida ao logo do semestre, visando construir conhecimentos, articulando saberes e possibilitando um processo teórico e prático. Será centrada na participação individual e coletiva do acadêmico, considerando a produção artística, a apreciação estética, a construção teórica e prática da linguagem da arte musical, envolvendo os saberes que fundamentam esse Ensino. Constituir-se-á num processo permanente de reflexão acerca do domínio das competências necessárias ao ato pedagógico de cuidar; educar e desenvolver a capacidade criadora dos educandos. Critérios: - Capacidade de sistematização dos conhecimentos. - Capacidade de análise crítica de situações artísticas. - Responsabilidade. - Participação em aula. - Construção artística - Busca e comprometimento.
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA BARBOSA, Ana Mae T. B. Teoria e prática da educação artística. São Paulo : Cultix, 1975. FERREIRA, Sueli (org.) O ensino das artes: construindo caminhos. São Paulo: Papirus,2001. LOWENFELD, Viktor ; BRITTAIN, W. Lambert. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo : Mestre Jou, 1977. MARTINS, Miriam Celeste. Didática do ensino da arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998. PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo. Ática, 1980.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BARBOSA, Ana Mae. Educação e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte. Secretaria de Educação Fundamental. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. DERDYK, Edite. Formas de pensar o desenho. São Paulo: Scipione, 1994. FUSARI, Maria Filisminda de Rezende. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1993. PILLAR, Analice Dutra. A educação do olhar no ensino da arte. Ed. Mediação, 1999.
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