Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: FTM de Artes Visuais na Educação

Código: 70-911

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 02

Pré-requisitos:

 

 

1. EMENTA

A arte visual como expressão e comunicação dos indivíduos. Elementos básicos das formas artísticas. Produtores em arte. Diversidade das formas de arte e concepções estéticas da cultura regional, nacional e internacional: produções, reproduções e suas histórias. Artes visuais e a interdisciplinaridade no planejamento escolar.

 

 

2. OBJETIVOS

- Conhecer a arte visual como geradora de conhecimentos dentro do contexto escolar, articuladora lúdica e no desenvolvimento perceptivo e cognitivo.

– Explorar as possibilidades oferecidas pelos diversos materiais para o fazer artístico.

– Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.

– Planejar vários segmentos motores como recortar, colar, encaixar, pintar, desenhar, alinhavar, amassar, abrir e fechar, amarrar e desamarrar e outros.

 

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

- A arte visual como expressão e comunicação dos indivíduos;

- Elementos básicos das formas artísticas, modos de articulação formal, técnicas, materiais e procedimentos na criação em arte;

- Produtores em arte: vidas, épocas e produtos em conexões;

- Diversidade das formas de arte e concepções estéticas da cultura regional, nacional e internacional: produções, reproduções e suas histórias;

- Artes visuais e a interdisciplinaridade no planejamento escolar

 

 

4. METODOLOGIA

A metodologia de trabalho tem por base uma concepção de construção do conhecimento, utilizando-se de estratégias e métodos variados de ensino com vistas a atender a construção competente do conhecimento na linguagem da arte visual, utilizando-se de:

- aulas expositivo-dialogadas;

- produções individuais e em grupos.

- planejamento interdisciplinar

Todas as modalidades terão como indicador o princípio da ação-reflexão-ação, habilitando a competência da linguagem artística para a relação teoria e prática.

 

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação é formativa, sendo desenvolvida ao logo do semestre, visando construir conhecimentos, articulando saberes e possibilitando um processo teórico e prático.

Será centrada na participação individual e coletiva do acadêmico, considerando a produção artística, a apreciação estética, a construção teórica e prática da linguagem da arte musical, envolvendo os saberes que fundamentam esse Ensino. Constituir-se-á num processo permanente de reflexão acerca do domínio das competências necessárias ao ato pedagógico de cuidar; educar e desenvolver a capacidade criadora dos educandos.

Critérios:

- Capacidade de sistematização dos conhecimentos.

- Capacidade de análise crítica de situações artísticas.

- Responsabilidade.

- Participação em aula.

- Construção artística

- Busca e comprometimento.

 

 

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARBOSA, Ana Mae T. B. Teoria e prática da educação artística. São Paulo : Cultix, 1975.

FERREIRA, Sueli (org.) O ensino das artes: construindo caminhos. São Paulo: Papirus,2001.

LOWENFELD, Viktor ; BRITTAIN, W. Lambert. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo : Mestre Jou, 1977.         

MARTINS, Miriam Celeste. Didática do ensino da arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998. 

PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo. Ática, 1980.

 

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARBOSA, Ana Mae. Educação e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte. Secretaria de Educação Fundamental. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. 

DERDYK, Edite. Formas de pensar o desenho. São Paulo: Scipione, 1994. 

FUSARI, Maria Filisminda de Rezende. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1993.

PILLAR, Analice Dutra. A educação do olhar no ensino da arte. Ed. Mediação, 1999.