DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: PRÁTICA DE ENSINO PED V Código: 70-912 Carga Horária: 30H Número De Créditos: 02
1. EMENTA: Reconhecimento e interação das políticas de gestão educacional em sistemas e instituições escolares e não escolares, inserindo o pedagogo nos processos de origem, gestão, coordenação pedagógica em sistemas, unidades e projetos educacionais.
2. OBJETIVOS: Conhecer o processo de planejamento e gestão escolar e não escolar, refletindo o efeito das ações propostas em uma relação dialética entre teoria e prática.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES: 3.1 Planejamento Educacional em sistemas e Instituições 3.2 Gestão Democrática 3.3 O papel do pedagogo como articulador da gestão educacional
4. METODOLOGIA: Estudo teórico-prático da estrutura e elaboração do planejamento escolar e não -escolar, articulado às disciplinas de formação pedagógica. Visita e monitoria às Instituições educacionais para observar e analisar, coletando informações em diferentes contextos, no que se refere à atuação da equipe gestora, para conhecer o cotidiano, as atividades e funções, bem como o pensamento sobre sua atuação no processo de gestão. Elaboração de um roteiro de Entrevistas e análise qualitativa dos dados coletados Construção do Relatório acadêmico e apresentação. Organização do Seminário de socialização
5. AVALIAÇÃO:. A avaliação partirá do envolvimento dos alunos na atividade a ser desenvolvida por meio da prática de ensino, a partir do olhar dos acadêmicos sobre a Gestão escolar e o projeto político pedagógico. Reconhecer a aplicação dos saberes do pedagogo para a gestão democrática Elaboração e apresentação do Relatório. Organização do Seminário
|
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Gestão democrática da Educação: atuais tendências, novos desafios. 8 ed. São Paulo, Cortez, 2013. HORA, Dinair Leal da. Gestão democrática na escola: artes e ofícios da participação coletiva. 18ed. Campinas, SP: Papirus .2012. LÜCK, Heloísa. Gestão Educacional: uma questão paradigmática. Vol. I, Série Cadernos de Gestão. Petrópolis, RJ: Vozes: 2006.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola. Teoria e Prática. São Paulo: Heccus, 2013 LÜCK, Heloísa. Ação integrada: administração, supervisão e orientação educacional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. LÜCK, Heloísa. Liderança em gestão escolar. Petrópolis: Vozes, 2008. PARO, Vitor Henrique. Diretor Escolar. Educador ou Gerente?. São Paulo: Cortez, 2015. VEIGA, Ilma Passos Alencastro; SANTIAGO, Anna Rosa Fontella ((Org.)). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 12.ed Campinas, SP: Papirus, 2001.
|