Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: PRÁTICA DE ENSINO PED V

Código: 70-912

Carga Horária: 30H

Número De Créditos: 02

 

1. EMENTA:

Reconhecimento e interação das políticas de gestão educacional em sistemas e instituições escolares e não escolares, inserindo o pedagogo nos processos de origem, gestão, coordenação pedagógica em sistemas, unidades e projetos educacionais.

 

2. OBJETIVOS:

Conhecer o processo de planejamento e gestão escolar e não escolar, refletindo o efeito das ações propostas em uma relação dialética entre teoria e prática.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

3.1 Planejamento Educacional em sistemas e Instituições

3.2 Gestão Democrática

3.3 O papel do pedagogo como articulador da gestão educacional

 

4. METODOLOGIA:

Estudo teórico-prático da estrutura e elaboração do planejamento escolar e não -escolar, articulado às disciplinas de formação pedagógica.

Visita e monitoria às Instituições educacionais para observar e analisar, coletando informações em diferentes contextos, no que se refere à atuação da equipe gestora, para conhecer o cotidiano, as atividades e funções, bem como o pensamento sobre sua  atuação no processo de gestão.

Elaboração de um roteiro de Entrevistas e análise qualitativa dos dados coletados

Construção do Relatório acadêmico e apresentação.

Organização do Seminário de socialização

 

5. AVALIAÇÃO:.

A avaliação partirá do envolvimento dos alunos na atividade a ser desenvolvida por meio da prática de ensino, a partir do olhar dos acadêmicos sobre a Gestão escolar e o projeto político pedagógico.

Reconhecer a aplicação dos saberes do pedagogo para a gestão democrática

Elaboração e apresentação do Relatório.

Organização do Seminário

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Gestão democrática da Educação: atuais tendências, novos desafios. 8 ed. São Paulo, Cortez, 2013.

HORA, Dinair Leal da. Gestão democrática na escola: artes e ofícios da participação coletiva. 18ed. Campinas, SP: Papirus .2012.

LÜCK, Heloísa. Gestão Educacional: uma questão paradigmática. Vol. I, Série Cadernos de Gestão. Petrópolis, RJ: Vozes: 2006.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola. Teoria e Prática. São Paulo: Heccus, 2013

LÜCK, Heloísa. Ação integrada: administração, supervisão e orientação educacional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

LÜCK, Heloísa. Liderança em gestão escolar. Petrópolis: Vozes, 2008.

PARO, Vitor Henrique. Diretor Escolar. Educador ou Gerente?. São Paulo: Cortez, 2015.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro; SANTIAGO, Anna Rosa Fontella ((Org.)). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 12.ed Campinas, SP: Papirus, 2001.