Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: FTM Teatro na Educação

Código: 70-914

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

Pré-requisitos:

 

 

1. EMENTA

O teatro como produto histórico-cultural, comunicação e produção coletiva, apreciação.  O Corpo no Espaço e a utilização do Espaço. Técnicas de Contação de História. Relação Palco e Plateia. O teatro e a interdisciplinaridade no planejamento escolar

 

 

2. OBJETIVOS

Vivenciar jogos dramáticos para aprender a improvisar, desenvolver a oralidade, a expressão corporal, a entonação de voz, enriquecer o vocabulário, o pensamento crítico e reflexivo e, ainda, possibilitar a auto expressão por meio da arte cênica, favorecendo a atenção, observação, imaginação e a criatividade.

- Conhecer a linguagem teatral por meio de fantoches, dedoches, fantasias e caracterização de personagens;

- Participar de situações de faz de conta manipulando e explorando figurinos e outros materiais.

 

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

- O teatro como produto histórico-cultural.

- O teatro como comunicação e produção coletiva;

- O teatro como apreciação;

- O Corpo no Espaço e a utilização do Espaço

- Técnicas de Contação de História

- Relação Palco e Plateia

- O teatro e a interdisciplinaridade no planejamento escolar

 

4. METODOLOGIA:

A metodologia de trabalho tem por base uma concepção de construção do conhecimento, utilizando-se de estratégias e métodos variados de ensino com vistas a atender a construção competente do conhecimento na linguagem teatral, utilizando-se de:

- aulas expositivo-dialogadas;

- produções individuais e em grupos.

- planejamento interdisciplinar

Todas as modalidades terão como indicador o princípio da ação-reflexão-ação, habilitando a competência da linguagem artística para a relação teoria e prática.

 

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação é formativa, sendo desenvolvida ao logo do semestre, visando construir conhecimentos, articulando saberes e possibilitando um processo teórico e prático.

Será centrada na participação individual e coletiva do acadêmico, considerando a produção artística, a apreciação estética, a construção teórica e prática da linguagem da arte musical, envolvendo os saberes que fundamentam esse Ensino. Constituir-se-á num processo permanente de reflexão acerca do domínio das competências necessárias ao ato pedagógico de cuidar; educar e desenvolver a capacidade criadora dos educandos.

Critérios:

- Capacidade de sistematização dos conhecimentos.

- Capacidade de análise crítica de situações artísticas.

- Responsabilidade.

- Participação em aula.

- Construção artística

- Busca e comprometimento.

 

 

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARBOSA, Ana Mae.  Arte-Educação: conflitos/acertos. SP: Max Limonad, 1985.

BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais. (Área de Arte). Brasília: MEC/SEF, 1998.

CAMAROTTI, Marco. A linguagem no teatro infantil.  Editora Loyola. São Paulo, 1984.

CAVASSIN, Juliana. Perspectivas para o teatro na Educação como conhecimento e prática pedagógica. Revista Científica/FAP, Curitba, v.3, p. 39 – 52, jan/dez. 2008.

KOUDELA, Ingrid D. (1992) Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva. 

KOUDELA, Ingrid D. (1991) Brecht: um jogo de aprendizagem. São Paulo: Perspectiva/Edusp.

REVERBEL, O. Um caminho do teatro na escola. Minas Gerais: Scipione, 1989.

SPOLIN, Viola (2001) Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

LOMARDO, F. O que é teatro infantil? São Paulo: Brasiliense, 1994.

MORENO, J. L. O teatro e a espontaneidade. São  Paulo: Sammus, 1984.

PEIXOTO, F . Teatro oficina (1958-1982) trajetória de uma realidade cultural. Editora Brasiliense. São Paulo, 1982. 

SPOLIN, Viola (1999) O jogo teatral no livro do diretor.São Paulo: Perspectiva.

SPOLIN, Viola (1992) Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva.

VYGOTSKY, L. S. A pré-história da linguagem escrita. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984, p. 119-134.