DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: FTM Teatro na Educação Código: 70-914 Carga Horária: 60h Número de Créditos: 04 Pré-requisitos:
1. EMENTA O teatro como produto histórico-cultural, comunicação e produção coletiva, apreciação. O Corpo no Espaço e a utilização do Espaço. Técnicas de Contação de História. Relação Palco e Plateia. O teatro e a interdisciplinaridade no planejamento escolar
2. OBJETIVOS Vivenciar jogos dramáticos para aprender a improvisar, desenvolver a oralidade, a expressão corporal, a entonação de voz, enriquecer o vocabulário, o pensamento crítico e reflexivo e, ainda, possibilitar a auto expressão por meio da arte cênica, favorecendo a atenção, observação, imaginação e a criatividade. - Conhecer a linguagem teatral por meio de fantoches, dedoches, fantasias e caracterização de personagens; - Participar de situações de faz de conta manipulando e explorando figurinos e outros materiais.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES - O teatro como produto histórico-cultural. - O teatro como comunicação e produção coletiva; - O teatro como apreciação; - O Corpo no Espaço e a utilização do Espaço - Técnicas de Contação de História - Relação Palco e Plateia - O teatro e a interdisciplinaridade no planejamento escolar
4. METODOLOGIA: A metodologia de trabalho tem por base uma concepção de construção do conhecimento, utilizando-se de estratégias e métodos variados de ensino com vistas a atender a construção competente do conhecimento na linguagem teatral, utilizando-se de: - aulas expositivo-dialogadas; - produções individuais e em grupos. - planejamento interdisciplinar Todas as modalidades terão como indicador o princípio da ação-reflexão-ação, habilitando a competência da linguagem artística para a relação teoria e prática.
5. AVALIAÇÃO A avaliação é formativa, sendo desenvolvida ao logo do semestre, visando construir conhecimentos, articulando saberes e possibilitando um processo teórico e prático. Será centrada na participação individual e coletiva do acadêmico, considerando a produção artística, a apreciação estética, a construção teórica e prática da linguagem da arte musical, envolvendo os saberes que fundamentam esse Ensino. Constituir-se-á num processo permanente de reflexão acerca do domínio das competências necessárias ao ato pedagógico de cuidar; educar e desenvolver a capacidade criadora dos educandos. Critérios: - Capacidade de sistematização dos conhecimentos. - Capacidade de análise crítica de situações artísticas. - Responsabilidade. - Participação em aula. - Construção artística - Busca e comprometimento.
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação: conflitos/acertos. SP: Max Limonad, 1985. BRASIL. MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais. (Área de Arte). Brasília: MEC/SEF, 1998. CAMAROTTI, Marco. A linguagem no teatro infantil. Editora Loyola. São Paulo, 1984. CAVASSIN, Juliana. Perspectivas para o teatro na Educação como conhecimento e prática pedagógica. Revista Científica/FAP, Curitba, v.3, p. 39 – 52, jan/dez. 2008. KOUDELA, Ingrid D. (1992) Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva. KOUDELA, Ingrid D. (1991) Brecht: um jogo de aprendizagem. São Paulo: Perspectiva/Edusp. REVERBEL, O. Um caminho do teatro na escola. Minas Gerais: Scipione, 1989. SPOLIN, Viola (2001) Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR LOMARDO, F. O que é teatro infantil? São Paulo: Brasiliense, 1994. MORENO, J. L. O teatro e a espontaneidade. São Paulo: Sammus, 1984. PEIXOTO, F . Teatro oficina (1958-1982) trajetória de uma realidade cultural. Editora Brasiliense. São Paulo, 1982. SPOLIN, Viola (1999) O jogo teatral no livro do diretor.São Paulo: Perspectiva. SPOLIN, Viola (1992) Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva. VYGOTSKY, L. S. A pré-história da linguagem escrita. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984, p. 119-134.
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