Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: TEORIAS E SABERES DO CURRÍCULO

Código: 70-915

Carga Horária: 60H

Número De Créditos: 04

 

1. EMENTA:

Estudo das concepções teóricas que subjazem às propostas curriculares. Temas contemporâneos nos estudos de currículo: cultura, transversalidade, inclusão e exclusão, ideologia e poder. Prática Pedagógica e Currículo Sociedade, Escola, Currículo e Programas.

 

2. OBJETIVOS:

Oportunizar o aprofundamento da discussão sobre o currículo da escola brasileira, as ações políticas dos governos e ação político-pedagógica da escola.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

3.1 Evolução histórica dos estudos de Currículo.

3.2 O currículo na legislação e nas políticas educacionais atuais.

3.3 Currículo e Escola: conceitos que fundamentam esta relação.

3.4 Transversalidade e Currículo.

3.5 Prática Pedagógica e Currículo.

3.6 Sociedade, Escola, Currículo e Programas.

3.7 Currículo e Cultura, ideologia, poder, inclusão e exclusão.

 

4. METODOLOGIA:

A metodologia baliza-se pela formação crítico-reflexiva do educador, confrontando teoria e prática. Prevê-se a inserção no contexto histórico-social e a utilização de leituras individuais, leituras coletivas, pesquisas com professores e alunos e comunidade educativa, pesquisas bibliográficas interdisciplinares.

 

5. AVALIAÇÃO:

A avaliação consistirá num processo permanente de reflexão acerca dos saberes, competências e habilidades necessárias ao desenvolvimento do ato pedagógico. Pesquisa bibliográfica, Construção de Mapas conceituais, Trabalhos individuais e em grupo, utilizando artigos e registros textuais, habilidade de explicação oral.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

GARCIA, Regina Leite ; MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa (Org.).. Currículo na Contemporaneidade. 4ª ed. São Paulo, Cortez, 2012.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. (Org.). Currículo: debates contemporâneos. 3ªed. São Paulo, Cortez, 2010.

SACRISTAN. Gimeno. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre, ARTMED, 2000.

 

 

7. BIBLIOGRAIFA COMPLEMENTAR:

APPLE, Michael. Ideologia e currículo.  Trad. Carlos Eduardo Ferreira de Carvalho. 3ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011

SILVA, Tomaz Tadeu da; MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa (Org.). Currículo, cultura e sociedade, 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade:  Uma introdução às teorias do Currículo. 2ed. Ed. Autêntica. 2004

BRASIL, Base Nacional Curricular Comum. 2017 Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf