Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Dança na Educação

Código: 70-916

Carga Horária: 30h

Número de Créditos: 02

Pré-requisitos:

 

 

1. EMENTA

Compreensão dos elementos históricos e epistemológicos norteadores do processo de ensino aprendizagem da dança na escola. Desenvolvimento dos principais fundamentos da dança: forma, espaço e tempo. Experimentação de estilos e formas de dança. A dança criativa e o processo criativo. A ludicidade e a improvisação como ferramentas de expressão e criação. Caracterização, estruturação e planejamento em dança: o plano de estudo, o plano de trabalho e o plano de aula.

 

 

2. OBJETIVOS

- Mediar situações de aprendizagem envolvendo o ensino e a prática da dança nos diferentes contextos, formais, informais e não-formais, a partir da análise e compreensão dos aspectos históricos e epistemológicos, possibilitando a vivência dos fundamentos da dança, bem como, do processo criativo e das diferentes possibilidades de composição e estruturação dos tempos e espaços em dança.

- Identificar aspectos marcantes da história e evolução da dança, bem como suas manifestações e estilos.

- Desenvolver a prática de experimentação, improvisação e criação em dança, a partir dos princípios de criatividade, ludicidade, expressão, técnica e composição.

- Vivenciar princípios básicos, "jogos corporais" e movimentos da dança.

 

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

- O corpo, movimento e o sujeito: pressupostos da dança.

- A dança e sua evolução através dos tempos: perspectiva sócio-histórico e crítica.

- Processo de ensino-aprendizagem da dança.

- O espaço criativo em dança: experimentação e improvisação como processo de interação e construção.

- Planejamento da ação docente em dança.

- A aula de dança: caracterização, planejamento e estruturação.

 

 

4. METODOLOGIA:

A metodologia de trabalho tem por base uma concepção de construção do conhecimento, utilizando-se de estratégias e métodos variados de ensino com vistas a atender a construção competente do conhecimento na linguagem da dança, utilizando-se de:

- aulas expositivo-dialogadas;

- produções individuais e em grupos.

- planejamento interdisciplinar

Todas as modalidades terão como indicador o princípio da ação-reflexão-ação, habilitando a competência da linguagem artística para a relação teoria e prática.

 

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação é formativa, sendo desenvolvida ao logo do semestre, visando construir conhecimentos, articulando saberes e possibilitando um processo teórico e prático.

Será centrada na participação individual e coletiva do acadêmico, considerando a produção artística, a apreciação estética, a construção teórica e prática da linguagem da arte musical, envolvendo os saberes que fundamentam esse Ensino. Constituir-se-á num processo permanente de reflexão acerca do domínio das competências necessárias ao ato pedagógico de cuidar; educar e desenvolver a capacidade criadora dos educandos.

Critérios:

- Capacidade de sistematização dos conhecimentos.

- Capacidade de análise crítica de situações artísticas.

- Responsabilidade.

- Participação em aula.

- Construção artística

- Busca e comprometimento.