DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Dança na Educação Código: 70-916 Carga Horária: 30h Número de Créditos: 02 Pré-requisitos:
1. EMENTA Compreensão dos elementos históricos e epistemológicos norteadores do processo de ensino aprendizagem da dança na escola. Desenvolvimento dos principais fundamentos da dança: forma, espaço e tempo. Experimentação de estilos e formas de dança. A dança criativa e o processo criativo. A ludicidade e a improvisação como ferramentas de expressão e criação. Caracterização, estruturação e planejamento em dança: o plano de estudo, o plano de trabalho e o plano de aula.
2. OBJETIVOS - Mediar situações de aprendizagem envolvendo o ensino e a prática da dança nos diferentes contextos, formais, informais e não-formais, a partir da análise e compreensão dos aspectos históricos e epistemológicos, possibilitando a vivência dos fundamentos da dança, bem como, do processo criativo e das diferentes possibilidades de composição e estruturação dos tempos e espaços em dança. - Identificar aspectos marcantes da história e evolução da dança, bem como suas manifestações e estilos. - Desenvolver a prática de experimentação, improvisação e criação em dança, a partir dos princípios de criatividade, ludicidade, expressão, técnica e composição. - Vivenciar princípios básicos, "jogos corporais" e movimentos da dança.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES - O corpo, movimento e o sujeito: pressupostos da dança. - A dança e sua evolução através dos tempos: perspectiva sócio-histórico e crítica. - Processo de ensino-aprendizagem da dança. - O espaço criativo em dança: experimentação e improvisação como processo de interação e construção. - Planejamento da ação docente em dança. - A aula de dança: caracterização, planejamento e estruturação.
4. METODOLOGIA: A metodologia de trabalho tem por base uma concepção de construção do conhecimento, utilizando-se de estratégias e métodos variados de ensino com vistas a atender a construção competente do conhecimento na linguagem da dança, utilizando-se de: - aulas expositivo-dialogadas; - produções individuais e em grupos. - planejamento interdisciplinar Todas as modalidades terão como indicador o princípio da ação-reflexão-ação, habilitando a competência da linguagem artística para a relação teoria e prática.
5. AVALIAÇÃO A avaliação é formativa, sendo desenvolvida ao logo do semestre, visando construir conhecimentos, articulando saberes e possibilitando um processo teórico e prático. Será centrada na participação individual e coletiva do acadêmico, considerando a produção artística, a apreciação estética, a construção teórica e prática da linguagem da arte musical, envolvendo os saberes que fundamentam esse Ensino. Constituir-se-á num processo permanente de reflexão acerca do domínio das competências necessárias ao ato pedagógico de cuidar; educar e desenvolver a capacidade criadora dos educandos. Critérios: - Capacidade de sistematização dos conhecimentos. - Capacidade de análise crítica de situações artísticas. - Responsabilidade. - Participação em aula. - Construção artística - Busca e comprometimento.
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