DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Código: 70-917 Carga Horária: 30H Número De Créditos: 02
1. EMENTA: Práticas de monitoria na instituição de educação infantil para a compreensão e vivência da ação pedagógica com crianças de 0 a 5 anos.
2. OBJETIVOS: Conhecer a partir da observação do espaço escolar e da docência na Educação Infantil, as possibilidades da ação pedagógica na faixa etária de 0 a 3 anos e 4 a 5 anos, visando a preparação, a vivência e o aprofundamento teórico-prático do acadêmico.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES: 3.1 Reflexão sobre o papel do (a) professor (a) na Educação Infantil e as relações educativas que se configuram em sala de aula. 3.2 Reconhecimento da importância de projetos interdisciplinares no processo ensino-aprendizagem. 3.3 A estrutura didático-pedagógica do estágio.
4. METODOLOGIA: Identificação da realidade – diagnóstico escolar: observação do espaço escolar e das rotinas, anamnese, observação do trabalho pedagógico, entrevista com o/a educador/a titular, levantamento da turma e do tema para a disciplina de Estágio Supervisionado, compreendendo a faixa etária de 0 a 3 anos e 4 a 5 anos. A partir de aulas expositivas-dialogadas encaminhar as monitorias nas instituições de Educação Infantil e a realização de uma prática ludo-pedagógica, bem como o seminário da socialização das vivências que permitirão a organização das práticas do estágio supervisionado nas faixas etárias de 0 a 3 anos e 4 a 5 anos.
5. AVALIAÇÃO: Constituir-se-á através de Portfólio, organizado a partir das seguintes etapas: Relato das observações feitas, Relato das entrevistas realizadas, Relato da prática realizada, Detalhamento das rotinas, da anamnese das turmas de 0 a 3 anos e 4 a 5 anos e discriminação dos temas e 2. OBJETIVOS: gerais dos estágios, Sistematização crítico-reflexiva das vivências.
|
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: JUNQUEIRA, Gabriel de Andrade Filho. Linguagens geradoras: seleção e articulação de conteúdos em educação infantil. Porto Alegre: Mediação, 2005. BARBOSA, Maria Carmem Silveira. HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008. GOLDSCHMIED, Elinor, JACKSON, Sonia. Educação de 0 a 3 anos: o atendimento em creche. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: Guanabara, 2006 ABRAMOWICZ, Anete; WASKOP, Gisela. Educação Infantil: creches. Atividades para crianças de zero a seis anos. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1999. EDWARDS, carolyn. GANDINI, Lella. FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999. BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006 TRINDADE, André. Gestos de cuidado, gestos de amor: orientações para o desenvolvimento do bebê. São Paulo: Summus, 2007. |