DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL (0 A 3 ANOS) Código: 70-918 Carga Horária: 90H Número De Créditos: 06
1. EMENTA: Desenvolvimento do Estágio Supervisionado na educação infantil na faixa etária de 0 a 3 anos, tendo como premissa os fundamentos teórico-práticos construídos ao longo do Curso.
2. OBJETIVOS: Compreender os processos de ensinar e aprender na Educação Infantil, identificando as especificidades e possibilidades de desenvolvimento da docência com crianças de 0 a 3 anos, concretizando a elaboração e realização do planejamento didático-pedagógico do Estágio Supervisionado.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES: 3.1 Planejamento de atividades didático pedagógicas para a faixa etária de 0 a 3 anos. 3.2 Realização do estágio supervisionado na creche.
4. METODOLOGIA: Orientações teórico-práticas a cerca da estrutura didático-pedagógica da docência na faixa etária de 0 a 3 anos. Desenvolvimento do projeto de estágio supervisionado através da ação pedagógica na instituição de educação infantil. Seminário de socialização e mostra da experiência docente e da produção do material didático-pedagógico.
5. AVALIAÇÃO: Constituir-se-á num processo permanente de reflexão acerca dos saberes e competências necessárias à prática pedagógica com a Educação Infantil na faixa etária de 0 a 3 anos. O processo de avaliação será contínuo considerando: - A participação no planejamento - Execução da ação pedagógica - Elaboração de relatório e/ou artigo científico da prática vivenciada na escola - Apresentação dos resultados em Seminário
|
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: JUNQUEIRA, Gabriel de Andrade Filho. Linguagens geradoras: seleção e articulação de conteúdos em educação infantil. Porto Alegre: Mediação, 2005. KRAMER, Sônia (Org.) Com a pré-escola nas mãos: uma alternativa curricular para a educação infantil. São Paulo: Ática, 1989. RODRIGUES, Maria Bernadette Castro & AMODEO, Maria Celina Bastos (Org.). O espaço pedagógico na pré-escola. 6 ed. Porto Alegre: Mediação, 2002.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ABRAMOWICZ, Anete; WASKOP, Gisela. Educação Infantil: creches. Atividades para crianças de zero a seis anos. 2ed. São Paulo: Moderna, 1999. BARBOSA, Por amor e por Força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006. TRINDADE, André. Gestos de cuidado, gestos de amor: orientações para o desenvolvimento do bebê. São Paulo: Summus, 2007. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a Educação. 13º edição. São Paulo: Cortez, 2010. MOYLES, Janet R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.
|