Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL (0 A 3 ANOS)

Código: 70-918

Carga Horária: 90H

Número De Créditos: 06

 

1. EMENTA:

Desenvolvimento do Estágio Supervisionado na educação infantil na faixa etária de 0 a 3 anos, tendo como premissa os fundamentos teórico-práticos construídos ao longo do Curso.

 

2. OBJETIVOS:

Compreender os processos de ensinar e aprender na Educação Infantil, identificando as especificidades e possibilidades de desenvolvimento da docência com crianças de 0 a 3 anos, concretizando a elaboração e realização do planejamento didático-pedagógico do Estágio Supervisionado.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

3.1 Planejamento de atividades didático pedagógicas para a faixa etária de 0 a 3 anos.

3.2 Realização do estágio supervisionado na creche.

 

4. METODOLOGIA:

Orientações teórico-práticas a cerca da estrutura didático-pedagógica da docência na faixa etária de 0 a 3 anos. Desenvolvimento do projeto de estágio supervisionado através da ação pedagógica na instituição de educação infantil. Seminário de socialização e mostra da experiência docente e da produção do material didático-pedagógico.

 

5. AVALIAÇÃO:

Constituir-se-á num processo permanente de reflexão acerca dos saberes e competências necessárias à prática pedagógica com a Educação Infantil na faixa etária de 0 a 3 anos.

O processo de avaliação será contínuo considerando:

- A participação no planejamento

- Execução da ação pedagógica

- Elaboração de relatório e/ou artigo científico da prática vivenciada na escola

- Apresentação dos resultados em Seminário

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

JUNQUEIRA, Gabriel de Andrade Filho. Linguagens geradoras: seleção e articulação de conteúdos em educação infantil. Porto Alegre: Mediação, 2005.

KRAMER, Sônia (Org.) Com a pré-escola nas mãos: uma alternativa curricular para a educação infantil. São Paulo: Ática, 1989.

RODRIGUES, Maria Bernadette Castro & AMODEO, Maria Celina Bastos (Org.). O espaço pedagógico na pré-escola. 6 ed. Porto Alegre: Mediação, 2002.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ABRAMOWICZ, Anete; WASKOP, Gisela. Educação Infantil: creches. Atividades para crianças de zero a seis anos. 2ed. São Paulo: Moderna, 1999.

BARBOSA, Por amor e por Força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006.

TRINDADE, André. Gestos de cuidado, gestos de amor: orientações para o desenvolvimento do bebê. São Paulo: Summus, 2007.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a Educação. 13º edição. São Paulo: Cortez, 2010.

MOYLES, Janet R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.