Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL (4 A 5 ANOS)

Código: 70-919

Carga Horária: 90H

Número De Créditos: 06

 

1. EMENTA:

Desenvolvimento do Estágio Supervisionado na educação infantil na faixa etária de 4 a 5 anos, tendo como premissa os fundamentos teórico-práticos construídos ao longo do Curso.

 

2. OBJETIVOS:

Compreender os processos de ensinar e aprender na Educação Infantil, identificando as especificidades e possibilidades de desenvolvimento da docência com crianças de 4 a 5 anos, concretizando a elaboração e realização do planejamento didático-pedagógico do Estágio Supervisionado.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

3.1 Planejamento de atividades didático pedagógicas para a faixa etária de 4 a 5

3.2 Realização do estágio supervisionado na creche.

 

4. METODOLOGIA:

Orientações teórico-práticas acerca da estrutura didático-pedagógica da docência na faixa etária de 4 a 5. Desenvolvimento do projeto de estágio supervisionado através da ação pedagógica na instituição de educação infantil. Seminário de socialização e mostra da experiência docente e da produção do material didático-pedagógico.

 

5. AVALIAÇÃO:

Constituir-se-á num processo permanente de reflexão acerca dos saberes e competências necessárias à prática pedagógica com a Educação Infantil na faixa etária de 4 a 5

O processo de avaliação será contínuo considerando:

- A participação no planejamento

- Execução da ação pedagógica

- Elaboração de relatório e/ou artigo científico da prática vivenciada na escola

- Apresentação dos resultados em Seminário

 

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAIFA BÁSICA:

BARBOSA, Maria Carmem Silveira. HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

GOLDSCHMIED, Elinor, JACKSON, Sonia. Educação de 0 a 3 anos: o atendimento em creche. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

JUNQUEIRA, Gabriel de Andrade Filho. Linguagens geradoras: seleção e articulação de conteúdos em educação infantil. Porto Alegre: Mediação, 2005.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: Guanabara, 2006

ABRAMOWICZ, Anete; WASKOP, Gisela. Educação Infantil: creches. Atividades para crianças de zero a seis anos. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1999.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006.

EDWARDS, carolyn. GANDINI, Lella. FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999.

TRINDADE, André. Gestos de cuidado, gestos de amor: orientações para o desenvolvimento do bebê. São Paulo: Summus, 2007.