DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL (4 A 5 ANOS) Código: 70-919 Carga Horária: 90H Número De Créditos: 06
1. EMENTA: Desenvolvimento do Estágio Supervisionado na educação infantil na faixa etária de 4 a 5 anos, tendo como premissa os fundamentos teórico-práticos construídos ao longo do Curso.
2. OBJETIVOS: Compreender os processos de ensinar e aprender na Educação Infantil, identificando as especificidades e possibilidades de desenvolvimento da docência com crianças de 4 a 5 anos, concretizando a elaboração e realização do planejamento didático-pedagógico do Estágio Supervisionado.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES: 3.1 Planejamento de atividades didático pedagógicas para a faixa etária de 4 a 5 3.2 Realização do estágio supervisionado na creche.
4. METODOLOGIA: Orientações teórico-práticas acerca da estrutura didático-pedagógica da docência na faixa etária de 4 a 5. Desenvolvimento do projeto de estágio supervisionado através da ação pedagógica na instituição de educação infantil. Seminário de socialização e mostra da experiência docente e da produção do material didático-pedagógico.
5. AVALIAÇÃO: Constituir-se-á num processo permanente de reflexão acerca dos saberes e competências necessárias à prática pedagógica com a Educação Infantil na faixa etária de 4 a 5 O processo de avaliação será contínuo considerando: - A participação no planejamento - Execução da ação pedagógica - Elaboração de relatório e/ou artigo científico da prática vivenciada na escola - Apresentação dos resultados em Seminário
|
6. BIBLIOGRAIFA BÁSICA: BARBOSA, Maria Carmem Silveira. HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008. GOLDSCHMIED, Elinor, JACKSON, Sonia. Educação de 0 a 3 anos: o atendimento em creche. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. JUNQUEIRA, Gabriel de Andrade Filho. Linguagens geradoras: seleção e articulação de conteúdos em educação infantil. Porto Alegre: Mediação, 2005.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: Guanabara, 2006 ABRAMOWICZ, Anete; WASKOP, Gisela. Educação Infantil: creches. Atividades para crianças de zero a seis anos. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1999. BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006. EDWARDS, carolyn. GANDINI, Lella. FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999. TRINDADE, André. Gestos de cuidado, gestos de amor: orientações para o desenvolvimento do bebê. São Paulo: Summus, 2007.
|