Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS – 1º A 3º ANOS

Código: 70-921

Carga Horária: 90h

Número de Créditos: 06

 

1 EMENTA

Estudo dos aspectos teórico-prático-metodológicos, através da elaboração de projetos interdisciplinares para o estágio supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de 1º ao 3º ano.

 

2 OBJETIVOS

Compreender o processo de ensino aprendizagem do estágio supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de 1º ao 3º ano, visando a elaboração e a execução de projetos interdisciplinares.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

3.1 Elaboração e desenvolvimento de projetos interdisciplinares, que contemplem a ação pedagógica do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.

3.2 Docência e avaliação da experiência, acompanhamento e elaboração do Relatório de prática docente.

 

4 METODOLOGIA

Orientação e supervisão do planejamento e da aplicação do Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do 1º ao 3º ano. Desenvolvimento da docência através da execução do projeto interdisciplinar de ação pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do 1º ao 3º ano. Seminário de socialização do estágio.

 

5 AVALIAÇÃO

O processo de avaliação: será contínuo considerando:

- Observação na participação das atividades;

- Desempenho nos trabalhos teóricos e práticos;

- Execução da ação pedagógica;

- Elaboração de relatório da prática vivenciada na escola;

- Apresentação dos resultados em Seminário.

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ARROYO. Miguel G. Ofício de Mestre: Imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes Pedagógicos e atividades Docentes. São Paulo: Cortez, 2012 .

SCHÖN, Donald A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (Coord.). Pedagogia como ciência da educação. São Paulo: Cortez, 2008 (Coleção Docência em formação)

NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

NOVOA, Antonio; HUBERMAN, Michaël ((Org.)) et al. Vidas de professores. 2 ed. [Lisboa] Porto Editora, 1995. 214 p (Ciências da educação)

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática. 11. ed São Paulo: Cortez, 2012. 224 p

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2013

VEIGA. Ilma Passos. Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível. 2004. 17ed.