DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: Estágio supervisionado nos Anos Iniciais – 4º e 5º anos Código: 70-922 Carga Horária: 90h Número de Créditos: 06 Pré-requisitos: 70-920
1. EMENTA Estudo dos aspectos teórico-prático-metodológicos, através da elaboração de projetos interdisciplinares para o estágio supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de 4º e 5º Ano.
2. OBJETIVOS Compreender o processo de ensino aprendizagem do estágio supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de 4º e 5º Ano, visando a elaboração e a execução de projetos interdisciplinares.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES Elaboração e desenvolvimento de projetos interdisciplinares, que contemplem a ação pedagógica do 4º e 5º Ano.do Ensino Fundamental. Docência e 5. AVALIAÇÃO: da experiência, acompanhamento e elaboração do Relatório de prática docente.
4. METODOLOGIA Orientação e supervisão do planejamento e da aplicação do Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do 4º e 5º Ano. Desenvolvimento da docência através da execução do projeto interdisciplinar de ação pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do 4º e 5º Ano. Seminário de socialização do estágio.
5. AVALIAÇÃO O processo de 5. AVALIAÇÃO: será contínuo considerando:
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA ARROYO. Miguel G. Ofício de Mestre: Imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. PIMENTA, Selma Garrido. Saberes Pedagógicos e atividades Docentes. São Paulo: Cortez, 2012. SCHÖN, Donald A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (Coord.). Pedagogia como ciência da educação. São Paulo: Cortez, 2008 (Coleção Docência em formação) NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997. NOVOA, Antonio; HUBERMAN, Michaël ((Org.)) etal. Vidas de professores. 2 ed. [Lisboa] Porto Editora, 1995. 214 p (Ciências da educação) PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática. 11. ed São Paulo: Cortez, 2012. 224 p TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2013 VEIGA. Ilma Passos. Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível. 2004. 17ed.
|