Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: FTM DE CULTURA E ESPIRITUALIDADE

Código: 70-923

Carga Horária: 30h

Número De Créditos: 02

 

1 EMENTA

Concepção de cultura e suas diferentes manifestações, bem como a espiritualidade enquanto dimensão humana. O aspecto ético do respeito à diversidade e à alteridade, as religiões como expressão do encontro entre o sagrado e o humano e conexão do humano com o mundo.

 

2 OBJETIVOS

Compreender a espiritualidade como parte da formação humana em determinada cultura, o respeito à diversidade e as diferentes manifestações religiosas.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

3.1 Concepção de cultura e espiritualidade.

3.2 Manifestação de diferentes experiências culturais.

3.3 A dimensão espiritual do humano enquanto profundidade.

3.4 O ser humano enquanto força ativa interligada ao mundo.

3.5 Religiões (religar): expressão da espiritualidade.

3.6 Respeito ao outro e sua cultura.

 

4 METODOLOGIA

A metodologia das aulas terá por base proporcionar o desenvolvimento da autonomia intelectual do futuro educador, pautando-se, assim, no diálogo e na ação-reflexão do estudante. Proporcionará a discussão de temas relacionando-os com a vida coletiva da escola e a formação de cada indivíduo por meio de leituras, aula expositivo-dialogada, pesquisas com a comunidade escolar e religiosa e pesquisas bibliográficas.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação será processual, diagnóstica, emancipatória e somativa. Para tal, os acadêmicos serão avaliados no decorrer do processo de sua aprendizagem, proporcionando uma mudança ou permanência da metodologia e que o próprio acadêmico compreenda seus desafios e potencialidades. Consistirá, também, de trabalhos individuais e em grupo, avaliações escritas individuais a fim de que sistematizem o conhecimento que vem sendo construído acerca da disciplina e autoavaliação.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BOFF, Leonardo. Espiritualidade: um caminho de realização. 2. ed. Rio de Janeiro: Mar de 207 ideias, 2016.

GESCHÉ, Adolphe. O ser humano. Tradução Euclides Martins Balancin. São Paulo: Paulinas, 2003. ( Coleção Deus para pensar).

MACHADO, Cristina Gomes. Multiculturalismo: muito além da riqueza e da diferença. Rio de Janeiro: DP&A. 2002.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da Modernidade. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

ELIADE, M. O Sagrado e o Profano. A essência das religiões. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FREIRE, Paulo. Ação cultural: para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GRÜEN, Anselm. A arte de ser mestre de si mesmo para ser líder de pessoas. Tradução de Carlos Almeida Pereira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

UNGER, Nancy Mangabeira. O encantamento do humano: ecologia e espiritualidade. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2000.