Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I A

Código: 70-926

Carga Horária: 30H

Número De Créditos: 02

 

1. EMENTA:

Estudo da educação brasileira no contexto da história da educação mundial, enfocando a estrutura de ensino e o pensamento pedagógico, como fenômenos relacionados às condições sociais, econômicas, políticas e culturais da sociedade brasileira.

 

2. OBJETIVOS:

Oportunizar a ampliação do conhecimento e da reflexão do processo educacional brasileiro no contexto da história da educação do início da história do país até a atualidade.

Conhecer o processo histórico de constituição da Educação brasileira, no contexto da história da educação e da história do Brasil, desencadeando reflexão acerca das oportunidades e dos desafios na constituição de uma educação de qualidade e de uma escola que atenda as necessidades socioculturais do povo

 brasileiro.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

3.1 História da Educação: conceito, objeto de estudo, relação com a história geral, orientação teórico-metodológica na análise histórica da educação

3.2 A Educação no desenvolvimento da Humanidade

3.3 A Educação no contexto da Formação do Povo Brasileiro

3.4 Processo da Educação no Brasil Colonial e Monárquico e a Educação Tradicional

3.5 A Educação no Brasil Republicano

3.6 Educação Brasileira na atualidade

 

4. METODOLOGIA:

Desenvolver o conteúdo através de estratégias diversificadas que possibilitam a valorização das potencialidades individuais e coletivas.

A disciplina será contemplada com leituras e discussões, aulas expositivas, análise de imagens, vídeos, documentários e materiais historiográficos, bem como trabalhos e apresentações em grupos e individuais, resumos e pesquisas e demais estratégias diversificadas.

 

5. AVALIAÇÃO:

A avaliação constituir-se-á num processo no qual se busque evidenciar a construção de habilidades como: raciocínio lógico, coerência na argumentação, capacidade de elaboração escrita, participação efetiva nos diferentes etapas do processo.

A avaliação será direcionada para aspectos como participação em sala de aula, frequência, leitura dos materiais e textos solicitados e sugeridos, elaboração e apresentação de trabalhos e pesquisas, construção de resumos e relatórios, avaliação escrita, bem como a participação efetiva nos diferentes etapas do processo.

 

BIBLIOGRAFIA

6.BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

GADOTTI, Moacir. Pensamento pedagógico brasileiro. 7.ed São Paulo: Ática, 2001.

RIBEIRO, Maria Luiza Santos. História da educação brasileira: a organização escolar. 17.ed. São Paulo, Ed. Moraes, 2001.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.

 

São Paulo, Ed.Moraes, 2001

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ARANHA, Maria Lucia de Arruda. História da Educação. 2.ed São Paulo: Moderna, 2001.

ARROYO, Miguel G. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

FREIRE, Paulo. Ação cultural: para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

HILSDORF, Maria Lucia Spedo. História da educação brasileira: leituras. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, José Claudinei, SANFELICE, José Luiz. (Orgs.) História e história da educação: o debate teórico-metodológico atual. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.