DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: EDUCAÇÃO EM DIFERENTES ESPAÇOS Código: 70-927 Carga Horária: 60H Número De Créditos: 04
1. EMENTA: A disciplina apresenta o conceito de Educação em diferentes espaços e as ações desenvolvidas nos espaços não escolares e a sua dimensão relacionada ao planejamento, gestão e avaliação. Legado histórico-político-sócio-cultural da Educação e iniciativas no âmbito de órgãos não-governamentais, sociais, empresariais e saúde, características pedagógicas e sua repercussão social. A atuação do pedagogo em diferentes espaços.
2. OBJETIVOS: - Abordar os principais aspectos teóricos e práticos do processo histórico da Educação em diferentes espaços no Brasil e no mundo, bem como suas implicações para o processo da aprendizagem. - Conhecer e refletir sobre o conceito da Educação Não Escolar e suas características; - Conhecer e discutir as diferentes concepções que embasam o processo de ensino-aprendizagem na vertente da educação não escolar; - Conhecer e refletir o papel do pedagogo no processo e ensino-aprendizagem em diferentes espaços;
3. CONTEÚDOS CURRICULARES: 3.1 O processo histórico da Educação em diferentes Espaços no Brasil. 3.2 O lugar da Educação não escolar na política social. 3.3 Implicações, Fundamentos e Metodologia da Educação não escolar. 3.4 Fundamentos Legais da Educação não escolar. 3.5 A educação no âmbito de órgãos não-governamentais, sociais, empresariais e saúde, características pedagógicas e sua repercussão social 3.6 O papel do Pedagogo na educação social, empresarial e saúde.
4. METODOLOGIA: O desenvolvimento da disciplina observará procedimentos metodológicos com a finalidade de desenvolver a reflexão, a problematização do mundo vivido, a análise do pensamento pedagógico à luz das correntes filosóficas, o debate na perspectiva de um processo social emancipador. Exposição dialogada das temáticas; Leitura, análise crítica de textos; Seminários temáticos; Produção de texto e artigo científico
5. AVALIAÇÃO: A avaliação será feita de forma contínua e terá um caráter de diagnóstico das dificuldades e de assessoramento de superação das mesmas. Participação em atividades de grupos, seminários e debates; Relato de pesquisa e visita a campo; Reflexão lógica e a argumentação de textos escritos.
|
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: GRASCIANI, Maria Estela Santos. Pedagogia Social. Rio de Janeiro: Cortez, 2014. LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 4.ed. São Paulo: Cortez, 2001. PARK; Margareth Brandini; FERNANDES, Renata Sieiro. Educação Não-Formal: Contextos, percurssos e sujeitos. Holambra/SP: Editora Setembro, 2009.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ASSMANN, Hugo. Reencantar a Educação. Ruma à sociedade aprendente. 5 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. FERNANDES, Edicléia Mascarenhas; ORRICO, Helio; ISSA, Renata Marques (Org.). Pedagogia hospitalar: princípios, políticas e práticas de uma educação para todos. Curitiba, PR: CRV, c2014. GOHN, Maria da Gloria. Educação não formal e cultura política: impactos sobre o Associativismo do terceiro setor. 3 ed. São Paulo, Cortez, 2001. LUBIANA, Dalila. Liberdade atrás das grades: Pedagogia Social, Política Pública e Cultura de paz. Curitiba: Appris, 2016. RIBEIRO. Amélia Escotto do Amaral. Pedagogia Empresarial: Atuação do pedagogo na empresa, 4 ed. Rio de Janeiro Wak,2010.
|