Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: Prática de Ensino PED IV

Código: 70-931

Carga Horária: 30h

Número de Créditos: 02

Pré-requisitos:

 

 

1. EMENTA

O processo de construção do conhecimento, mediado pela atuação do pedagogo. Identificação das relações e interações que permeiam o cotidiano escolar do Ensino Médio ou Modalidade Curso Normal. Conhecimento das questões interdisciplinares metodológicas de relacionamento e do processo avaliativo da prática pedagógica do pedagogo.

 

 

2. OBJETIVO

Conhecer a prática pedagógica do professor em escolas de Ensino Médio ou Modalidade Curso Normal, através de visita ao campo profissional, aplicação de uma prática de ensino.

 

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

- Didática e prática de ensino

- Prática pedagógicas no Ensino Médio ou Modalidade Curso Normal

 

 

4. METODOLOGIA

A disciplina será conduzida a partir do diálogo com os demais professores das disciplinas de formação pedagógica do semestre, que embasam epistemologicamente a formação docente.

Serão realizadas visitas às Instituições e Sistemas de Ensino, na perspectiva de aprendizagem da profissão docente, observando a prática e relacionando-a as construções teóricas.

Elaboração de um planejamento de aulas, referente aos conteúdos das disciplinas de formação pedagógica.

Aplicação do planejamento das aulas em turmas de Ensino Médio ou Modalidade Curso Normal.

Elaboração do Relatório e socialização em Seminário.

 

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação partirá do envolvimento dos alunos na atividade a ser desenvolvida por meio da prática de ensino, a partir do conhecimento da prática pedagógica do professor em escolas de Ensino Médio ou Modalidade Curso Normal.

Elaboração e apresentação do Relatório.

Organização do Seminário

 

 

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. (Org.). O que é interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2008.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e formação profissional. 4ed.Petropolis, RJ: Vozes, 2002.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Org). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Papirus, Campinas, São Paulo: 2008.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

IMBERNÓN. Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9ed, São Paulo: Cortez, 2011.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

SACRISTÁN, Gimeno J. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 5ed. São Paulo: Cortez, 2005.

BRZEZINSKI, Iria (Org). Profissão professor: identidade e profissionalização docente. Brasília: Plano Editora, 2002.