Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: FTM de Leitura e escrita PED I

Código: 70-932

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

Pré-requisitos:

 

 

1. EMENTA

Fundamentação da questão histórico-social da leitura e escrita. Abordagem da psicolinguística para o estudo da aquisição da leitura e escrita. A lecto-escrita como forma de expressão e comunicação. Inter-relação entre oralidade e escrita; Tendências epistemológicas e o processo de alfabetização. Análise dos métodos de Alfabetização.

 

 

2. OBJETIVO

Analisar as concepções de alfabetização e letramento a partir da trajetória histórico-cultural e das novas perspectivas do processo de aquisição da leitura e escrita, intencionando ampliar o conhecimento acerca da alfabetização, assim como compreender como se desenvolve a competência linguística de crianças de 0 a 5 anos, através do estudo dos princípios teórico-metodológicos.

 

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

- Alfabetismo/analfabetismo e letramento

- A leitura e a escrita na educação infantil, nos anos iniciais e na modalidade de educação de jovens e adultos: a escrita e o ato de ler;

- Pressupostos teóricos que fundamentam as metodologias (inatismo, apriorismo, empirismo, ambientalismo, construtivismo piagetiano, sócio-interacionismo)

- Consciência Fonológica e as interlocuções com a alfabetização

- Psicogênese da língua escrita e suas consequências na prática educativa

- A função do educador e do ambiente alfabetizador no processo de construção da linguagem escrita

 

 

4. METODOLOGIA

A metodologia de trabalho tem por base uma concepção dialética de construção do conhecimento, utilizando-se de estratégias variadas de ensino com vistas a atender as questões da acessibilidade pedagógica. A fundamentação teórica será formada a partir de leituras, debates, pesquisas, observações e participação de práticas, análise de livros e textos, da construção de material didático-pedagógico, assim como da socialização de experiências vivenciadas.

 

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação da aprendizagem tem por base uma concepção emancipatória e de processo. Acolher e acompanhar os acadêmicos utilizando-se de estratégias COMPLEMENTAR: es para os que apresentarem dificuldades de aprendizagem.

Critérios:

- Capacidade de sistematização dos conhecimentos.

- Capacidade de análise crítica de situações concretas.

- Responsabilidade.

- Participação em aula.

- Habilidade de comunicação verbal e escrita.

- Atividade de busca e comprometimento.

Instrumentos:

- Trabalhos individuais e em grupos.

- Leitura de livros e artigos.

- Relatórios de práticas, produção escrita, auto avaliação, seminários.