DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: FTM de Leitura e escrita PED I Código: 70-932 Carga Horária: 60h Número de Créditos: 04 Pré-requisitos:
1. EMENTA Fundamentação da questão histórico-social da leitura e escrita. Abordagem da psicolinguística para o estudo da aquisição da leitura e escrita. A lecto-escrita como forma de expressão e comunicação. Inter-relação entre oralidade e escrita; Tendências epistemológicas e o processo de alfabetização. Análise dos métodos de Alfabetização.
2. OBJETIVO Analisar as concepções de alfabetização e letramento a partir da trajetória histórico-cultural e das novas perspectivas do processo de aquisição da leitura e escrita, intencionando ampliar o conhecimento acerca da alfabetização, assim como compreender como se desenvolve a competência linguística de crianças de 0 a 5 anos, através do estudo dos princípios teórico-metodológicos.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES - Alfabetismo/analfabetismo e letramento - A leitura e a escrita na educação infantil, nos anos iniciais e na modalidade de educação de jovens e adultos: a escrita e o ato de ler; - Pressupostos teóricos que fundamentam as metodologias (inatismo, apriorismo, empirismo, ambientalismo, construtivismo piagetiano, sócio-interacionismo) - Consciência Fonológica e as interlocuções com a alfabetização - Psicogênese da língua escrita e suas consequências na prática educativa - A função do educador e do ambiente alfabetizador no processo de construção da linguagem escrita
4. METODOLOGIA A metodologia de trabalho tem por base uma concepção dialética de construção do conhecimento, utilizando-se de estratégias variadas de ensino com vistas a atender as questões da acessibilidade pedagógica. A fundamentação teórica será formada a partir de leituras, debates, pesquisas, observações e participação de práticas, análise de livros e textos, da construção de material didático-pedagógico, assim como da socialização de experiências vivenciadas.
5. AVALIAÇÃO A avaliação da aprendizagem tem por base uma concepção emancipatória e de processo. Acolher e acompanhar os acadêmicos utilizando-se de estratégias COMPLEMENTAR: es para os que apresentarem dificuldades de aprendizagem. Critérios: - Capacidade de sistematização dos conhecimentos. - Capacidade de análise crítica de situações concretas. - Responsabilidade. - Participação em aula. - Habilidade de comunicação verbal e escrita. - Atividade de busca e comprometimento. Instrumentos: - Trabalhos individuais e em grupos. - Leitura de livros e artigos. - Relatórios de práticas, produção escrita, auto avaliação, seminários.
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