Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: FTM de Leitura e escrita PED II

Código: 70-933

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 02

Pré-requisitos:

 

 

1. EMENTA

A correlação das políticas educacionais e práticas de alfabetização excludentes.  A escrita alfabética como sistema notacional e seu aprendizado como processo evolutivo: princípios teóricos e práticos. A leitura e a produção textual como pilares para a consolidar a aprendizagem do sistema de escrita alfabético. Análise crítica de livros didáticos utilizados nas redes públicas de ensino. Elaboração de projetos interdisciplinares que viabilizem a ressignificação do processo de alfabetização. Construção de materiais didático pedagógicos que otimizem a compreensão do sistema de escrita alfabético.

 

 

2. OBJETIVOS

Compreender as práticas de uso efetivo da língua – leitura e escrita, produção de textos espontâneos, como elementos fundamentais do ensino, tendo em vista a formação de leitores/escritores, assim como a consolidação do SEA. Problematizar as relações entre políticas e práticas de alfabetização a partir das especificidades da docência, visando à criação de propostas interdisciplinares de alfabetização para diferentes contextos educativos.

 

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

- Políticas e programas educacionais da atualidade

- A escrita alfabética como sistema notacional e seu aprendizado como processo evolutivo: princípios teóricos e práticos

- Inter-relação entre oralidade/ escrita e a importância do desenvolvimento da consciência fonológica no processo de alfabetização

- Identificar a leitura e a produção textual como pilares para a constituição de um leitor e escritor competente

- A aprendizagem do sistema de escrita alfabético: princípios gerais e atividades práticas;

- O processo de ler e a constituição de redes de significados: gêneros textuais e estratégias de leitura

- A produção textual em contextos significativos: o processo de escrita e reescrita

- Identificar a proposta pedagógica dos livros didáticos, intencionando reconhecer a teoria que respaldou a sua elaboração;

- A ludicidade na aquisição da leitura e escrita: os jogos didático-pedagógicos no processo de aquisição da leitura e da escrita

 

 

4. METODOLOGIA

A metodologia de trabalho tem por base uma concepção dialética de construção do conhecimento, utilizando-se de estratégias variadas de ensino com vistas a atender as questões da acessibilidade pedagógica. A fundamentação teórica será formada a partir de leituras, debates, pesquisas, observações e participação de práticas, análise de livros e textos, da construção de material didático-pedagógico, assim como da socialização de experiências vivenciadas.

 

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação da aprendizagem tem por base uma concepção emancipatória e de processo. Acolher e acompanhar os acadêmicos utilizando-se de estratégias complementares para os que apresentarem dificuldades de aprendizagem.

 

Critérios:

- Capacidade de sistematização dos conhecimentos.

- Capacidade de análise crítica de situações concretas.

- Responsabilidade.

- Participação em aula.

- Habilidade de comunicação verbal e escrita.

- Atividade de busca e comprometimento.

 

Instrumentos:

- Trabalhos individuais e em grupos.

- Leitura de livros e artigos.

- Relatórios de práticas, produção escrita, auto avaliação, seminários.