DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: FTM de Leitura e escrita PED II Código: 70-933 Carga Horária: 60h Número de Créditos: 02 Pré-requisitos:
1. EMENTA A correlação das políticas educacionais e práticas de alfabetização excludentes. A escrita alfabética como sistema notacional e seu aprendizado como processo evolutivo: princípios teóricos e práticos. A leitura e a produção textual como pilares para a consolidar a aprendizagem do sistema de escrita alfabético. Análise crítica de livros didáticos utilizados nas redes públicas de ensino. Elaboração de projetos interdisciplinares que viabilizem a ressignificação do processo de alfabetização. Construção de materiais didático pedagógicos que otimizem a compreensão do sistema de escrita alfabético.
2. OBJETIVOS Compreender as práticas de uso efetivo da língua – leitura e escrita, produção de textos espontâneos, como elementos fundamentais do ensino, tendo em vista a formação de leitores/escritores, assim como a consolidação do SEA. Problematizar as relações entre políticas e práticas de alfabetização a partir das especificidades da docência, visando à criação de propostas interdisciplinares de alfabetização para diferentes contextos educativos.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES - Políticas e programas educacionais da atualidade - A escrita alfabética como sistema notacional e seu aprendizado como processo evolutivo: princípios teóricos e práticos - Inter-relação entre oralidade/ escrita e a importância do desenvolvimento da consciência fonológica no processo de alfabetização - Identificar a leitura e a produção textual como pilares para a constituição de um leitor e escritor competente - A aprendizagem do sistema de escrita alfabético: princípios gerais e atividades práticas; - O processo de ler e a constituição de redes de significados: gêneros textuais e estratégias de leitura - A produção textual em contextos significativos: o processo de escrita e reescrita - Identificar a proposta pedagógica dos livros didáticos, intencionando reconhecer a teoria que respaldou a sua elaboração; - A ludicidade na aquisição da leitura e escrita: os jogos didático-pedagógicos no processo de aquisição da leitura e da escrita
4. METODOLOGIA A metodologia de trabalho tem por base uma concepção dialética de construção do conhecimento, utilizando-se de estratégias variadas de ensino com vistas a atender as questões da acessibilidade pedagógica. A fundamentação teórica será formada a partir de leituras, debates, pesquisas, observações e participação de práticas, análise de livros e textos, da construção de material didático-pedagógico, assim como da socialização de experiências vivenciadas.
5. AVALIAÇÃO A avaliação da aprendizagem tem por base uma concepção emancipatória e de processo. Acolher e acompanhar os acadêmicos utilizando-se de estratégias complementares para os que apresentarem dificuldades de aprendizagem.
Critérios: - Capacidade de sistematização dos conhecimentos. - Capacidade de análise crítica de situações concretas. - Responsabilidade. - Participação em aula. - Habilidade de comunicação verbal e escrita. - Atividade de busca e comprometimento.
Instrumentos: - Trabalhos individuais e em grupos. - Leitura de livros e artigos. - Relatórios de práticas, produção escrita, auto avaliação, seminários.
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