Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: FTM de História e geografia PED I

Código: 70-934

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 02

Pré-requisitos:

 

 

1. EMENTA

Noções básicas de tempo e espaço. Fundamentação teórico-metodológica para a atividade pedagógica com a história e geografia na educação infantil e nos anos iniciais, tendo como foco as orientações legais quanto ao ensino destas disciplinas

 

 

2. OBJETIVOS

  • Analisar as múltiplas dimensões do tempo e do espaço
  • Compreender o ensino de história e geografia na educação infantil e nos anos iniciais, validando sua importância na alfabetização geohistórica do aluno.

 

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

- Diretrizes legais e pedagógicas para a docência em história e geografia na Educação Infantil e nos Anos Iniciais.

- Pressupostos metodológicos para a difusão da habilidade espacial na atividade pedagógica em Educação Infantil e Anos Iniciais.

- O espaço geográfico como resultado da integração entre dinâmica físico/natural.

- Diferentes níveis de escalas de análise do tempo e do espaço:

- Categorias básicas de tempo (Cronológico, Histórico, Geológico, Circular, Intuitivo, Operatório) e suas múltiplas dimensões.

- Conceitos básicos de localização, organização, representação e compreensão da estrutura do espaço construído pela natureza e pela sociedade.

- O fenômeno urbano (fronteiras, população, demografia, economia, migrações, colonização, urbanização, meios de produção, circulação) e fenômenos histórico espaciais, geopolítica, culturas, movimentos sociais.

- A influência das instituições hegemônicas na organização do tempo e do espaço em sua totalidade

 

 

4. METODOLOGIA

A metodologia visa contribuir com a formação crítico-reflexiva do educador tendo por base a problematização da relação teoria e prática. Ela se efetivará por meio de atividades tais como: iniciação científica à pesquisa, análise e discussões de textos e/ou livros, elaboração e apresentação de trabalhos. Efetivação de seminários temáticos.

 

 

5. AVALIAÇÃO

Constituir-se-á num processo permanente de reflexão a cerca do ato pedagógico de educar, de expressar, construir reconstruir conhecimentos. Provas, Trabalhos e Seminários, entre outros.