DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: FTM de História e geografia PED I Código: 70-934 Carga Horária: 60h Número de Créditos: 02 Pré-requisitos:
1. EMENTA Noções básicas de tempo e espaço. Fundamentação teórico-metodológica para a atividade pedagógica com a história e geografia na educação infantil e nos anos iniciais, tendo como foco as orientações legais quanto ao ensino destas disciplinas
2. OBJETIVOS
3. CONTEÚDOS CURRICULARES - Diretrizes legais e pedagógicas para a docência em história e geografia na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. - Pressupostos metodológicos para a difusão da habilidade espacial na atividade pedagógica em Educação Infantil e Anos Iniciais. - O espaço geográfico como resultado da integração entre dinâmica físico/natural. - Diferentes níveis de escalas de análise do tempo e do espaço: - Categorias básicas de tempo (Cronológico, Histórico, Geológico, Circular, Intuitivo, Operatório) e suas múltiplas dimensões. - Conceitos básicos de localização, organização, representação e compreensão da estrutura do espaço construído pela natureza e pela sociedade. - O fenômeno urbano (fronteiras, população, demografia, economia, migrações, colonização, urbanização, meios de produção, circulação) e fenômenos histórico espaciais, geopolítica, culturas, movimentos sociais. - A influência das instituições hegemônicas na organização do tempo e do espaço em sua totalidade
4. METODOLOGIA A metodologia visa contribuir com a formação crítico-reflexiva do educador tendo por base a problematização da relação teoria e prática. Ela se efetivará por meio de atividades tais como: iniciação científica à pesquisa, análise e discussões de textos e/ou livros, elaboração e apresentação de trabalhos. Efetivação de seminários temáticos.
5. AVALIAÇÃO Constituir-se-á num processo permanente de reflexão a cerca do ato pedagógico de educar, de expressar, construir reconstruir conhecimentos. Provas, Trabalhos e Seminários, entre outros.
|